Czar da fronteira da administração Trump sugere usar bases militares para ajudar nas deportações
“É algo que certamente está na mesa”, disse Homan. “Estamos esperando para ver o que o Congresso vai nos dar para financiamento.”
Eric Lendrum - 30 DEZ, 2024
O novo czar da fronteira do segundo governo Trump, Tom Homan, levantou a possibilidade de usar o exército dos EUA para ajudar em operações de deportação em massa.
Conforme relatado pelo Just The News , Homan, ex-diretor interino de Imigração e Alfândega (ICE) no primeiro governo Trump, mencionou a possível assistência dos militares em uma entrevista ao Wall Street Journal .
“É algo que certamente está na mesa”, disse Homan. “Estamos esperando para ver o que o Congresso vai nos dar para financiamento.”
Usar ativos militares, incluindo bases, para auxiliar em deportações não é algo sem precedentes. Tanto Barack Obama quanto Joe Biden usaram bases militares para deter estrangeiros ilegais, incluindo latino-americanos e refugiados afegãos.
Embora os militares tecnicamente não possam ser usados para prender ilegais, eles podem fornecer suporte logístico, como mantê-los em bases ou transportá-los de volta para seus países de origem. Homan reafirmou isso em sua entrevista, dizendo que os militares poderiam servir como um “multiplicador de força” em operações de deportação.
O presidente eleito Donald Trump fez uma campanha pesada sobre imigração, prometendo terminar de construir o muro da fronteira sul e realizar a maior operação de deportação em massa da história americana. Ele sugeriu que declarará uma emergência nacional sobre imigração em seu primeiro dia no cargo, o que dará à sua administração acesso ao financiamento do Departamento de Defesa (DOD) que o Congresso de outra forma não aprovaria.
Eric Lendrum se formou na University of California, Santa Barbara, onde foi secretário do College Republicans e presidente fundador do capítulo Young Americans for Freedom da escola. Ele estagiou na Young America's Foundation, na Heritage Foundation e na Casa Branca, e trabalhou em inúmeras campanhas, incluindo a reeleição do congressista Devin Nunes (CA-22) em 2018. Atualmente, ele é coapresentador do podcast The Right Take .