Dan Bongino servirá como vice-diretor do FBI
O presidente diz que o comentarista conservador está "disposto e preparado para desistir" de seu programa para assumir o novo papel

Tradução: Heitor De Paola
Dan Bongino, um comentarista conservador e ex-agente do Serviço Secreto, foi nomeado o próximo vice-diretor do FBI.
O diretor do FBI Kash Patel selecionou Bongino para o posto, de acordo com o presidente Donald Trump. A posição não requer confirmação do Senado.
Em uma publicação no Truth Social anunciando a nomeação de Bongino, Trump o descreveu como “um homem de amor e paixão incríveis” pelo país. Bongino atualmente apresenta o The Dan Bongino Show, um dos maiores podcasts políticos dos Estados Unidos.
“Ótimas notícias para a polícia e a justiça americana!”, declarou Trump, acrescentando que o podcaster está “disposto e preparado para desistir” de seu programa para assumir o novo papel.
Trump elogiou a família de Bongino em outra publicação, afirmando: “Outro aspecto da vida de Dan Bongino que eu acho muito importante. Ele tem uma ótima esposa, Paula, e duas filhas maravilhosas que realmente amam o pai.”
Após o anúncio, Bongino foi à plataforma de mídia social X para expressar gratidão a Trump e Patel, bem como à procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, por lhe dar o papel. O FBI faz parte do Departamento de Justiça, que agora é liderado por Bondi.
Bongino trabalhou como policial na cidade de Nova York antes de ingressar no Serviço Secreto em 1999. Ele havia servido anteriormente na Divisão de Proteção Presidencial durante as administrações do presidente George W. Bush e do presidente Barrack Obama. Ele também apresentou um programa da Fox News até abril de 2023.
Ele concorreu a uma cadeira no Senado dos EUA em Maryland em 2012 e a cadeiras no Congresso em 2014 e 2016 em Maryland e Flórida, mas não teve sucesso em nenhuma das três disputas.
Bongino estava entre várias personalidades conservadoras da mídia que lideraram o questionamento da narrativa Trump-Rússia, que perseguiu o presidente Donald Trump durante seu primeiro mandato. Como parte desse comentário, ele criticou a liderança do FBI e do Departamento de Justiça, bem como aqueles que supervisionaram a investigação sobre o presidente e seus associados
Em um episódio de 21 de fevereiro de seu podcast, Bongino comemorou a confirmação de Patel para liderar o FBI.
“Kash Patel está lá por uma razão. Ele está lá para tornar o FBI grande novamente. Pessoal, se não tivermos um impedimento confiável para espiões neste país, contrainteligência para terroristas que estão planejando conspirações aqui abertamente, alguma entidade de coordenação para crimes transnacionais e interestaduais, não teremos um país”, disse Bongino. “Kash está comprometido com isso e não apenas.”
Patel foi empossado como diretor do FBI em 22 de fevereiro, após ser confirmado pelo Senado em uma votação de 51–49. Ele prometeu restaurar a credibilidade do FBI e torná-lo uma agência em que o povo americano possa confiar. Durante a audiência do Comitê Judiciário do Senado em 30 de janeiro, ele disse que "não haverá ações retributivas tomadas por nenhum FBI" se ele for confirmado como diretor do FBI.
“O povo americano merece um FBI que seja transparente, responsável e comprometido com a justiça. A politização do nosso sistema de justiça corroeu a confiança pública — mas isso acaba hoje”, Patel declarou em 21 de fevereiro. “Minha missão como diretor é clara: deixe que bons policiais sejam policiais — e reconstrua a confiança no FBI.”
_________________________________________________
https://www.theepochtimes.com/us/dan-bongino-to-serve-as-fbi-deputy-director-5815158?utm_source=Morningbrief&src_src=Morningbrief&utm_campaign=mb-2025-02-24&src_cmp=mb-2025-02-24&utm_medium=email&est=AAAAAAAAAAAAAAAAaeYuZRIDxcDo%2FKEBqmpXBrVzxw0NKCTsrL03tD%2FNbtDH1yXuQbUv