Debate do Partido Republicano na NewsNation tem queda chocante de 82% na audiência
Mesmo com o número combinado, o debate NewsNation teve a classificação mais baixa de qualquer rede que hospeda um debate republicano este ano.
NEWSMAX
Michael Katz - 7 DEZ, 2023
O quarto debate presidencial republicano organizado pela NewsNation na quarta-feira sofreu as piores avaliações de todos os debates republicanos neste ciclo, com a rede iniciante atraindo apenas 1,6 milhão de telespectadores.
O debate também foi ao ar na rede irmã da NewsNation, CW, atraindo mais 2,5 milhões de telespectadores, dando uma audiência total de 4,1 milhões, informou a Nielsen.
Mesmo com o número combinado, o debate NewsNation teve a classificação mais baixa de qualquer rede que hospeda um debate republicano este ano.
No mês passado, o debate republicano organizado pela NBC atraiu 7,5 milhões de telespectadores. NewsNation também testemunhou uma grande queda de 68% na audiência do primeiro debate republicano da Fox News, realizado em Milwaukee em 23 de agosto. A Fox atraiu 12,8 milhões de telespectadores, de acordo com a Nielsen.
A cobertura do debate do NewsNation – começando com a ancoragem pré-debate de Chris Cuomo, seguida pela moderadora Elizabeth Vargas – pouco fez para interessar os telespectadores republicanos.
O ex-presidente Donald Trump, que reclamou que o Comitê Nacional Republicano recorreu apenas a meios de comunicação hostis para hospedar debates, pulou o debate do NewsNation e os fóruns anteriores. Ao mesmo tempo, sua liderança como favorito do Partido Republicano aumentou.
Trump participou do primeiro debate republicano do ciclo eleitoral de 2016, atraindo um recorde de 24 milhões de telespectadores.
A transmissão de quarta-feira do NewsNation viu uma queda de 82% na audiência daquele debate recorde.
O canal liberal NewsNation, antigo WGN America, tem enfrentado dificuldades desde seu início em 2021.
Atraiu apenas 60.000 espectadores em um dia total em 2023 – uma queda de 35% em relação ao ano passado – tornando-se o canal de notícias a cabo com a classificação mais baixa.
A rede, de propriedade da potência da TV Nexstar, tinha esperanças de que o debate do Partido Republicano pudesse despertar o interesse dos telespectadores e aumentar a audiência.
Mas muitos especialistas disseram que a linha liberal de apresentadores do horário nobre do NewsNation, com Cuomo, Dan Abrams e Ashleigh Banfield, está fazendo pouco para atrair telespectadores republicanos e independentes a assistir.
Além de Vargas, a ex-âncora da Fox News, Megyn Kelly, e a editora-chefe do Washington Free Beacon, Eliana Johnson, atuaram como co-apresentadoras juniores do debate.
A RNC e a sua presidente, Ronna McDaniel, têm sido criticadas por concederem direitos de transmissão dos debates a redes hostis a Trump, como a Fox, a NBC e agora a NewsNation.
Durante o terceiro debate em Miami, Vivek Ramaswamy ridicularizou a forma como McDaniel lidou com o debate e instou-a a renunciar.
***
Michael Katz é repórter da Newsmax com mais de 30 anos de experiência em reportagem e edição de notícias, cultura e política.