DECISÃO DA SUPREMA CORTE SOBRE "AFIRMAÇÃO DE GÊNERO"
Tradução: Heitor De Paola
A Suprema Corte emitiu sua aguardada decisão no caso Estados Unidos v. Skrmetti, que se concentrou na constitucionalidade da proibição do Tennessee de "cuidados de afirmação de gênero" para menores.
O Chef Justice, John Roberts, redigiu o parecer majoritário, divulgado em 18 de junho, negando que o Tennessee tenha praticado qualquer forma de discriminação com base no sexo que justificasse maior escrutínio judicial. A decisão negou o pedido do governo Biden de devolver o caso ao tribunal de apelações para uma análise mais aprofundada sobre se a lei violava a cláusula de proteção igualitária da 14ª Emenda.
A decisão foi de 6 a 3, com os três juízes liberais dissidentes. A juíza Sonia Sotomayor redigiu a principal divergência, afirmando que o Tribunal de Apelações dos EUA para o Sexto Circuito deveria ter aplicado o que é conhecido como "escrutínio intensificado" à lei do Tennessee.
Em vez disso, o Sexto Circuito aplicou um padrão inferior conhecido como base racional, que geralmente exige que as políticas estaduais tenham uma relação racional com os interesses do estado. Roberts afirmou que essa base racional não era apenas o padrão correto, mas que a lei do Tennessee atendia a esse padrão.
A juíza Elena Kagan juntou-se à maioria dos votos dissidentes redigidos por Sotomayor, mas absteve-se de apoiar a parte final. Kagan disse concordar com seus colegas liberais que a lei deveria ser devolvida ao tribunal de apelações para maior análise, mas não quis se posicionar sobre como o tribunal de apelações deveria decidir.
O juiz Samuel Alito também divergiu ligeiramente da maioria; especificamente na forma como aplicaram uma das decisões anteriores do tribunal de 2020. Esse caso, conhecido como Bostock v. Clayton County, foi algo que a dissidência citou ao alegar que o Tennessee se envolveu em uma forma de discriminação baseada no sexo sob a 14ª Emenda.
Em Bostock, a maioria do tribunal decidiu que os empregadores violavam o Título VII da Lei dos Direitos Civis ao demitir um "indivíduo simplesmente por ser gay ou transgênero". Em linha com Sotomayor e juízes de instâncias inferiores, o Juiz Neil Gorsuch afirmou, em sua opinião majoritária, que "é impossível discriminar uma pessoa por ser homossexual ou transgênero sem discriminá-la com base no sexo".
Ainda há dúvidas sobre como Skrmetti impactará vários outros casos relacionados a gênero, como a proibição do presidente Donald Trump a soldados com disforia de gênero. Sotomayor alegou em sua dissidência que o tribunal causou "danos irreparáveis à Cláusula de Proteção Igualitária e convida os legisladores a se envolverem em discriminação, ocultando classificações sexuais flagrantes à vista de todos".
A opinião majoritária de Roberts se recusou a dizer se a decisão Bostock poderia ser aplicada a supostas violações da cláusula de proteção igualitária ou a outras áreas fora do Título VII. Roberts afirmou que o raciocínio de Bostock não se aplicaria à lei do Tennessee, que se baseia principalmente na classificação de pessoas de acordo com sua idade.
Vários juízes — Alito, Amy Coney Barrett e Clarence Thomas — disseram que não achavam que a "condição transgênero" deveria ser considerada uma "classe suspeita", termo jurídico para um grupo de pessoas que, se alvo, leva os tribunais a revisar as leis com mais cuidado. Barrett e Alito listaram vários motivos para isso — entre eles, o fato de a "condição transgênero" não conter o mesmo tipo de características imutáveis que raça e sexo. — Sam Dorman
MARCADORES Vance Luther Boelter enfrenta acusações de homicídio após supostamente atirar em dois legisladores de Minnesota e suas esposas — mas quem é ele? Janice Hisle e Savannah Hulsey Pointer, do Epoch Times, conversaram com um vizinho e ex-empregador de Boelter para descobrir.
A disputa entre os Estados Unidos e a China pelo domínio da tecnologia de inteligência artificial pode ter um impacto descomunal na sociedade, com impactos na economia, na governança e no fluxo de informações. O senador Pete Ricketts (Republicano por Nebraska) alerta que, se a China vencer, "eles vão censurar seus inimigos — ou seja, nós".
Agentes de fronteira não liberaram nenhum imigrante ilegal nos Estados Unidos em maio — em comparação com 62.000 em maio do ano passado — de acordo com dados da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP). "Os números na fronteira continuam em níveis historicamente baixos, reforçando o sucesso contínuo de nossos esforços de fiscalização na segurança da pátria e na proteção das comunidades americanas", disse o comissário interino da CBP, Pete Flores .
O Secretário de Assuntos de Veteranos, Doug Collins, afirma que sua fé foi a força motivadora para abandonar uma carreira de 30 anos como capelão militar e assumir um cargo no governo de Donald Trump. "Acredito que Deus nos colocou num momento especial e com um propósito especial", disse Collins em entrevista a Steve Lance, da NTD, veículo irmão do Epoch Times.
Sete homens da Califórnia serão indiciados após quase realizarem o maior roubo de joias da história americana. As autoridades afirmam que os homens seguiram um caminhão por mais de 480 quilômetros e roubaram 24 sacolas de joias avaliadas em mais de US$ 100 milhões enquanto o veículo estava estacionado em um ponto de parada. —Stacy Robinson
https://lists.theepochtimes.com/archive/Un6g2oLJH/usJwMxGAB/o88WUwQnO