Departamento de Defesa realiza segundo teste bem-sucedido de veículo hipersônico recuperável
Tradução: Heitor De Paola
Uma versão desta matéria foi publicada no boletim diário Threat Status do The Washington Times. Clique aqui para receber o Threat Status diretamente na sua caixa de entrada todos os dias úteis.
O Departamento de Defesa conduziu um segundo teste bem-sucedido do motor de foguete líquido Hadley da Ursa Major , atingindo velocidade hipersônica sustentada com o veículo antes de sua recuperação.
Na segunda-feira, o Centro de Gerenciamento de Recursos de Teste do Pentágono informou que o segundo voo bem-sucedido de um veículo de teste hipersônico não tripulado totalmente recuperável ocorreu em março. Durante ambos os testes, o veículo hipersônico Stratolaunch Talon-A2 decolou do porta-aviões Roc, sobrevoou o Oceano Pacífico e atingiu velocidades superiores a Mach 5 antes de finalmente pousar na Base da Força Espacial de Vandenberg.
Os testes foram conduzidos em parceria com a Divisão de Guindastes do Centro de Guerra de Superfície Naval.
Os voos de teste marcam a primeira vez que os EUA pilotam veículos hipersônicos totalmente recuperáveis desde que o programa X-15 foi encerrado em 1968. Testes recentes ressaltam o crescente avanço da tecnologia hipersônica nos EUA, à medida que China e Rússia implantam seus próprios sistemas.
O primeiro voo de teste bem-sucedido ocorreu em dezembro de 2024. A Ursa Major , que construiu o motor hipersônico para o veículo, disse que os testes bem-sucedidos são um bom sinal para o futuro desenvolvimento hipersônico nos EUA.
“Com esses voos hipersônicos sustentados e bem-sucedidos, a Ursa Major e a Stratolaunch estão expandindo os limites da tecnologia hipersônica e construindo um histórico de conquistas”, disse Dan Jablonsky, CEO da Ursa Major . “ A Ursa Major está atendendo ao chamado de nossos parceiros militares e governamentais para inovar e cumprir a missão de fornecer capacidades críticas de segurança nacional, ao mesmo tempo em que continuamos a nos afirmar como líder na categoria hipersônica para o combatente.”
Os dois testes fazem parte do projeto Multi-Service Advanced Capability Hypersonics Test Bed do TRMC. O objetivo do projeto é acelerar a entrega de produtos hipersônicos às Forças Armadas dos EUA, proporcionando a entidades públicas e privadas a oportunidade de testar sistemas e componentes hipersônicos de forma rápida e acessível.
“Demonstrar a reutilização de veículos de teste hipersônicos totalmente recuperáveis é um marco importante para o MACH-TB”, disse George Rumford, diretor do TRMC. “As lições aprendidas com esta campanha de testes nos ajudarão a reduzir o tempo de resposta dos veículos de meses para semanas.”
• Vaughn Cockayne pode ser contatado em vcockayne@washingtontimes.com
https://www.washingtontimes.com/news/2025/may/6/dod-conducts-second-successful-test-recoverable-hypersonic-vehicle/?utm_source=pushly