Depois da USAID, a América nunca mais será a mesma
Você notou algo na semana passada? Nossos amigos liberais se animaram e encontraram um novo inimigo.
Christopher Chantrill - 11 FEV, 2025
Você notou algo na semana passada? Nossos amigos liberais se animaram e encontraram um novo inimigo. Anteriormente, todo liberal de carteirinha sabia que Donald Trump era o inimigo. Mas isso foi antes do ataque à meia-noite na USAID sob o comando do Bro Musk. Como ousa, como ousa Elon Musk enviar seus filhos racistas e sexistas da tecnologia para bombardear os bosques sagrados da USAID!
Tenho que admitir: eu não tinha ideia sobre a USAID. Foi preciso Musk e seus filhos da tecnologia para me acordar para o fato de que a USAID é um fundo secreto -- o fundo secreto -- para nossa classe dominante educada. E todas as melhores pessoas cumpriram seu tempo na USAID e se beneficiaram de sua generosidade. Nossa classe dominante cuida de seus amigos ou o quê!
E a doxxer do WSJ, Katherine Long , que doxxou Big Balls, já foi estagiária na USAID!
Ah sim! A USAID faz coisas maravilhosas para os pobres e oprimidos do mundo. E há uma ponte incrível disponível agora mesmo, bem barata, em Baltimore.
Devo admitir que há quatro anos, quando escrevi pela primeira vez sobre o jurista nazista Carl Schmitt e o político como a distinção entre amigo e inimigo, dizendo “ Liberais: Tentem Ler o Nazista Carl Schmitt! ”, eu realmente não tinha ideia sobre tudo isso. Isso porque, embora eu fale e pense sobre política o tempo todo, não acredito em política, não acredito que ela resolva alguma coisa.
Para nossos amigos liberais, a política é como eles vão salvar o mundo. E isso significa que qualquer um que se oponha à sua agenda política não é apenas um inimigo, mas um inimigo maligno. Eu apenas penso nos liberais como tolos e canalhas, e nos ex-alunos da USAID como tolos e canalhas corruptos.
Chega de inimigos, vamos falar da questão do amigo.
O que você faz com seu inimigo? Você o derrota, ou o prende, ou o aprisiona, ou o processa.
O que você faz com seu amigo? Você o presenteia. Alô USAID.
Eu percebi nos últimos quatro anos como um estudante do jurista nazista Carl Schmitt que na política a primeira coisa que importa é travar guerra contra o inimigo, sejam eles racistas ou TERFs ou Trump. Hoje, é Elon e aquele garoto Big Balls. A outra coisa é despejar dinheiro dos contribuintes em seus apoiadores, da USAID ao Green New Deal. Nada mais importa. Justiça? Diversidade? Equidade? Inclusão? Reparações? É tudo sobre o dinheiro.
E quanto ao Déficit, você pergunta? Boa observação, cidadão: precisamos de uma Lei de Redução da Inflação para despejar dinheiro na mudança climática. Mas e quanto à inflação? Boa observação: veja acima.
Então, a questão na Era Trump 2.0 é: o que fazemos agora?
Tenho uma resposta em três partes para essa pergunta: Quem, O quê e Como.
A primeira pergunta é: Quem. Quem devem ser nossos governantes?
A resposta simples é: Não a classe educada. O registro é claro. Sob o governo da classe educada no último século ou mais, vimos duas guerras mundiais gigantescas, duas gigantescas devastações econômicas com fomes, uma na Rússia e outra na China. Depois, há os numerosos expurgos políticos, da guerra da Alemanha nazista contra os judeus à guerra da Rússia soviética contra os kulaks, à Revolução Cultural da China maoísta, ao nosso próprio macartismo e agora o Wokeismo DEI. Depois, há uma política econômica incompetente sem fim, do New Deal de FDR às armas e manteiga de LBJ, à estagflação de Carter, ao estímulo de Obama à Bidenflação. Chegou a hora de aposentar a classe educada fracassada e começar de novo.
E uma mudança na classe dominante parece estar acontecendo. Alguém aí, manos da tecnologia?
A segunda pergunta é: O quê. O que o governo deveria fazer?
No momento, as quatro grandes coisas que o governo faz — pensões, assistência médica, bem-estar, educação — são todas uma bagunça. O plano de pensão do governo está quebrado. Os planos de saúde do governo são estupidamente caros e superregulamentados. O plano de bem-estar do governo produziu crianças selvagens, sem pai e mortes de desespero. O sistema educacional do governo ensina ideologia woke, mas mal ensina as crianças a ler e escrever. É hora de tentar outra coisa.
A terceira pergunta é: Como? Como o governo deve operar? Não sabemos. Um século atrás, os especialistas nos disseram que uma burocracia profissional era a maneira de administrar e regular o estado e evitar um “sistema de espólios”. Mas Hayek disse que o estado administrativo não poderia funcionar porque lhe falta largura de banda. E Stigler nos disse que o estado regulador não poderia funcionar por causa da “captura regulatória” pelo regulado. E agora sabemos que o estado administrativo e a USAID são um sistema de espólios com esteroides. É hora de tentar outra coisa.
Nós, americanos, podemos discutir sobre tudo no mundo. Podemos discutir sobre quem deve ser o governante. Podemos discutir sobre o que o governo deve fazer. Podemos discutir sobre como fazer o governo funcionar. Mas não sejamos inimigos. E não confiemos em ninguém que já recebeu um centavo da USAID.