DESCONTENTAMENTO NAS PRIMÁRIAS de Wisconsin, New York, Rhode Island e Connecticut
Trump e Biden ganham, mas além de pequeno comparecimento há muitos votos "uncommitted" (descomprometido)
![Epoch Times Photo Epoch Times Photo](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F93a8b361-871f-42f3-bcb7-a2f0237453f2_1200x900.jpeg)
Lawrence Wilson, Beth Brelje, Nathan Worcester, and Juliet Fairly, 03/04/2024
Tradução: Heitor De Paola
Wisconsin altera a Constituição para integridade eleitoral
Os eleitores de Wisconsin aprovaram duas alterações constitucionais destinadas a salvaguardar as eleições do estado contra influências externas.
A primeira emenda afirma que “doações e subsídios privados não podem ser solicitados, aceitos, gastos ou usados em conexão com a condução de qualquer primária, eleição ou referendo”.
A segunda altera a Constituição do estado para garantir que “apenas os funcionários eleitorais designados por lei possam desempenhar tarefas na condução de primárias, eleições e referendos”.
A iniciativa foi motivada em parte pelo uso generalizado de contribuições privadas de fora do estado durante a disputa presidencial de 2020, especialmente de uma fundação criada pelo fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. Esse grupo contribuiu com mais de 400 milhões de dólares “para apoiar a infraestrutura eleitoral” em jurisdições de todo o país naquele ano.
Os republicanos favoreceram principalmente as medidas, enquanto os democratas se opuseram amplamente a elas.
Os eleitores democratas não estão todos convencidos de Biden
O voto de protesto dos democratas, “descomprometido”, ainda está vivo, com uma percentagem de eleitores em cada estado a rejeitar o presidente Biden.
A opção de votar em “descomprometido” apareceu nas cédulas de Connecticut e Rhode Island.
Em Wisconsin, os eleitores democratas foram instados por ativistas palestinos a votarem em “delegação não instruída”.
Em Rhode Island, 15% dos eleitores votaram sem compromisso, e 10% em Wisconsin.
Em Nova Iorque, votar em branco é o mesmo que não se comprometer. Mas Nova Iorque normalmente demora semanas a contar os votos em branco, pelo que os resultados não serão conhecidos imediatamente.
Os organizadores dos protestos provavelmente estão aumentando os números, embora seja muito mais fácil votar “descomprometido” quando a escolha aparece na cédula do que ter que escrevê-la.
Os eleitores republicanos não estão todos convencidos de Trump
Uma percentagem de republicanos em cada estado com primárias de 2 de abril votou em candidatos que já não estão na disputa. Principalmente Nikki Haley.
Em Rhode Island, quase 11% dos republicanos apoiaram Haley e 2% votaram não comprometidos. Em Connecticut, 18, e em Nova York, 13%.
Em Wisconsin, Haley obteve 13%, ou quase 50.000 votos. E mais de 16.400 votaram “sem instrução” e Ron DeSantis, que tinha apenas centenas de votos em outros estados, recebeu quase 13.000 votos.
Claramente, há um grande número de eleitores republicanos que o presidente Trump ainda não convenceu.
Participação eleitoral menor do que o normal em ano de eleições gerais
A participação eleitoral nos quatro estados que realizam primárias presidenciais diminuiu significativamente em relação à época das primárias de 2020, com números mais semelhantes à participação num ano de eleições intercalares.
Em 2016, o último ano em que ambos os partidos realizaram primárias presidenciais em Nova Iorque, participaram pouco menos de 2,9 milhões de eleitores. Este ano, as projeções baseadas em resultados antecipados indicam que o número total de eleitores poderá ser inferior a 700 mil.
Em Wisconsin, um estado em que qualquer eleitor registado pode participar nas primárias democratas ou republicanas, mais de 1,5 milhões de eleitores participaram nas eleições primárias de 2020.
Este ano, as projeções baseadas em retornos antecipados indicam que o total poderá ser inferior a 1,2 milhões.
A participação abaixo da média pode ser atribuída à certeza virtual de que os presidentes Biden e Trump serão os nomeados pelos seus respectivos partidos. O mau tempo também pode ter afetado a participação dos eleitores, já que choveu durante todo o dia em Wisconsin e no Nordeste.
As primárias presidenciais ainda não foram realizadas em 12 estados e territórios dos EUA e no Distrito de Columbia.
https://lists.youmaker.com/archive/xBh6gFtON/usJwMxGAB/o88WUwQnO