DHS Sec. Noem vai nuclear em novo anúncio direcionado diretamente a estrangeiros ilegais
Uma política de imigração eficaz aborda a questão da imigração ilegal em duas frentes: deportação de imigrantes ilegais e medidas de dissuasão para possíveis imigrantes ilegais.

Samuel Short - 26 FEV, 2025
Uma política de imigração eficaz aborda a questão da imigração ilegal em duas frentes: deportação de imigrantes ilegais e medidas de dissuasão para possíveis imigrantes ilegais.
O Departamento de Segurança Interna do presidente Donald Trump, sob a secretária Kristi Noem, aborda ambos em uma campanha publicitária lançada em 17 de fevereiro.
Naquele dia, o DHS divulgou dois vídeos. No primeiro, Noem alertou os estrangeiros ilegais atualmente nos Estados Unidos, dizendo: “O presidente Trump tem uma mensagem clara para aqueles que estão em nosso país ilegalmente: saiam agora. Se não fizerem isso, nós os encontraremos e os deportaremos. Vocês nunca mais retornarão.”
Depois de dizer aos espectadores que a fraca política de imigração levou ao tráfico de drogas e de pessoas e a criminosos violentos nos Estados Unidos, Noem declarou: “Esses dias acabaram”.
Noem indicou que aqueles que se autodeportam “podem ter a oportunidade de retornar”, mas, em última análise, “a escolha é sua”.
Um segundo vídeo foi lançado, direcionado a um público internacional, para qualquer pessoa que esteja pensando em vir ilegalmente para os Estados Unidos.
“Deixe-me transmitir uma mensagem do presidente Trump ao mundo: se você está pensando em entrar ilegalmente na América, nem pense nisso.
“Se você vier ao nosso país e quebrar nossas leis, nós o caçaremos. Criminosos não são bem-vindos nos Estados Unidos”, declarou Noem.
O comunicado à imprensa do DHS incluiu informações sobre como esses anúncios seriam usados para divulgar a mensagem do governo Trump.
“Esta série de anúncios será veiculada em rádio, transmissão e digital, em vários países e regiões em vários dialetos. Os anúncios serão hiperdirecionados, incluindo por meio de mídia social, mensagem de texto e digital para atingir imigrantes ilegais no interior dos Estados Unidos, bem como internacionalmente”, dizia.
Em ambos os vídeos, Noem falou com uma visão clara e um nível de confiança totalmente infundado durante o governo Biden.
Lembre-se do discurso da ex-secretária da fronteira e vice-presidente Kamala Harris em junho de 2021 na Guatemala, onde ela se dirigiu aos possíveis criminosos que tentavam cruzar a fronteira.
Harris — em um tom trêmulo e fraco — fez um apelo, dizendo repetidamente: “Não venha”.
“Os Estados Unidos continuarão a aplicar nossas leis e proteger nossa fronteira”, ela acrescentou. Após dizer que “métodos legais” existem para entrar no país, Harris prosseguiu dando uma visão pouco inspirada e indefinida de como a imigração ilegal seria tratada.
“Nós, como uma de nossas prioridades, desencorajaremos a migração ilegal. E acredito que se vocês vierem para nossa fronteira, serão mandados de volta.”
Assistir Noem falar sobre o assunto e imediatamente assistir Harris mostra o enorme contraste entre os dois.
Os resultados para a administração Biden falam por si, com números recordes de travessias ilegais de fronteira durante aquele mandato. Palavras como “desencorajar” e “acreditar” que as pessoas serão “rechaçadas” não pararam ninguém.
Talvez se ela tivesse falado com mais determinação naquele momento, americanos inocentes como Laken Riley e Jocelyn Nungaray ainda estariam vivos hoje.