Diretor do NIH questiona o papel da agência nas origens da COVID-19 e provoca greve geral de funcionários
Equipe AG - 21 MAIO, 2025

O Dr. Jay Bhattacharya, diretor do Instituto Nacional de Saúde (NIH), provocou uma greve geral de funcionários do NIH após sugerir que a COVID-19 pode ter se originado em um laboratório de Wuhan e que o NIH ajudou a financiá-la.
Durante uma reunião pública da equipe na segunda-feira, Bhattacharya disse aos funcionários do NIH: "É possível que a pandemia tenha sido causada por uma pesquisa conduzida por seres humanos, e também é possível que o NIH tenha patrocinado parcialmente essa pesquisa".
Esse comentário levou dezenas de funcionários do NIH a abandonarem a reunião.
Quando os funcionários do NIH, alguns usando máscaras, saíram da reunião, Bhattacharya os chamou: "É bom ter liberdade de expressão. De nada, pessoal."
Bhattacharya disse aos funcionários restantes: "Se é verdade que patrocinamos a pesquisa que causou a pandemia — e se você olhar as pesquisas com a população americana, é nisso que a maioria das pessoas acredita, e eu analisei as evidências científicas e acredito nisso — [então] o que temos que fazer é garantir que não nos envolvamos em pesquisas que representem qualquer risco... para as populações humanas."
Os EUA têm enfrentado crescente escrutínio pela participação do NIH em experimentos controversos de manipulação de vírus no Instituto de Virologia de Wuhan, onde o FBI e a CIA acreditam que o vírus da COVID-19 se originou.
Como novo diretor do NIH, Bhattacharya também enfrentou um corte de US$ 2,7 bilhões no financiamento do governo federal, bem como as demissões de mais de 1.200 funcionários.
Bhattacharya argumentou que os cortes são necessários porque "há uma linha de pesquisa apoiada pelo NIH na qual, na verdade, não acredito que seja fundamentalmente científica e que é de natureza ideológica".
O novo diretor do NIH ficou conhecido durante a pandemia por seu apoio à Declaração de Great Barrington, que pedia o fim dos confinamentos para todos, exceto os mais vulneráveis.