Discurso de vitória de Zelensky
Zelensky fará seu discurso de “Vitória” em 16 de outubro para o parlamento da Ucrânia, a Verkhovna Rada, mas boa parte do discurso será secreta.
Stephen Bryen | Armas e Estratégia - 15 OUT, 2024
Zelensky fará seu discurso de “Vitória” em 16 de outubro para o parlamento da Ucrânia, a Verkhovna Rada, mas boa parte do discurso será secreta.
A parte secreta é sobre entregar território à Rússia.
Algumas partes serão abertas ao parlamento e ao público. Ele pressionará novamente por mais armas, especialmente mísseis ATACMS, tentará justificar a operação Kursk que já custou mais de 20.000 vidas e onde o exército ucraniano está sendo sistematicamente empurrado para trás; ele reclamará sobre as tropas norte-coreanas na Ucrânia , mas não fornecerá um pingo de evidência de que haja alguma, e pedirá que as tropas da OTAN venham e ajudem.
Não é segredo que a Rússia considera qualquer operação de tropas da OTAN como uma declaração de guerra, permitindo que os russos ataquem bases e canais de suprimento da OTAN.
Um presságio é a decisão da Alemanha de não mais fornecer armas pesadas para a Ucrânia, principalmente porque eles não têm nenhuma. A situação alemã é mais extrema do que a da Polônia ou da França, mas nenhum deles está ansioso para ver mísseis russos caindo em seu território. No caso da Grã-Bretanha, além de forças especiais capazes, o exército britânico é apenas uma sombra do que era antes. A Grã-Bretanha tem desperdiçado bilhões em porta-aviões em vez de reforçar suas forças terrestres.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F6566575c-4fcf-44da-8caf-51801057adcc_678x381.png)
A Rada acaba de aprovar uma nova legislação que permite que oficiais da OTAN comandem unidades ucranianas. Até agora, a Rússia tem ficado quieta, porque eles provavelmente não acreditam que a OTAN fornecerá comandantes de campo para as forças armadas da Ucrânia. Mas se isso acontecer, e esse é um grande "se", os russos verão isso como a OTAN enviando tropas de combate e reagirão de acordo.
Alguns especulam que Zelensky dará a entender um desejo de obter algum tipo de cessar-fogo e estabelecer uma zona-tampão patrulhada por uma espécie de coalizão de dispostos à OTAN. Isso está sendo anunciado como uma "concessão" de Zelensky à realidade da Rússia ocupando território ucraniano. Mas é um cenário complicado. Os linha-duras do estilo Azov não aceitarão tal acordo, algo que Zelensky sabe. Nem há qualquer razão para os russos desistirem de seus objetivos políticos, o principal deles sendo a desmilitarização e a des-OTAN-ização da Ucrânia.
Kursk está sendo lentamente, mas seguramente, recolhido pelos russos sem que eles precisem transferir tropas de outras áreas de conflito na Ucrânia. Zelensky ainda diz que é uma espécie de moeda de troca, mas nisso ou ele está iludido ou enganado.
Também há rumores de que a Ucrânia pode tentar atacar a Transnístria, a área separatista da Moldávia que inclui alguns milhares de soldados russos (alguns deles em uma missão de manutenção da paz e outros protegendo um enorme depósito de munição remanescente do período soviético).
A Rússia não reconhece oficialmente a Transnístria e teria dificuldade em defender o território, pois fica muito longe de onde as forças russas estão posicionadas na Ucrânia e na Crimeia.
Na semana passada, os russos usaram armas de alta precisão contra o campo de aviação de Lymanske, na região de Odessa, aparentemente destruindo hangares e áreas de armazenamento. O campo de aviação é um local de montagem de drones para a Ucrânia. Perto dele, há linhas ferroviárias que entregam combustível, peças para drones e outras peças de reposição enviadas da Moldávia por ferrovia. Os russos também têm atacado navios de carga seca no porto de Odessa que estão descarregando armas e suprimentos militares da Turquia.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F7a1ba70a-4058-4784-9965-7c2e5606c421_468x494.jpeg)
Pode-se esperar que se os ucranianos atacarem a Transnístria, os russos destruirão os depósitos de munição e tentarão causar o máximo de dano possível às forças da Ucrânia, usando principalmente mísseis e poder aéreo. É difícil dizer como tal operação beneficiaria Zelensky, se é que beneficiaria. A Moldávia também tem uma eleição importante em 20 de outubro. Um ataque ucraniano à Transnístria pode sair pela culatra e derrubar o atual governo moldavo pró-OTAN e pró-UE.
As partes secretas do discurso de Zelensky não serão secretas por mais de 5 minutos. Uma vez que os oponentes de Zelensky entendam que ele está disposto a ceder território para a Rússia, ele não durará muito mais tempo como presidente da Ucrânia.