Dois Grandes Clássicos: Valores para Nossos Líderes
Ler os resumos abaixo pode nos ajudar a determinar nossas escolhas quando considerarmos quais valores gostaríamos para nossos líderes.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fd0b5d3ec-1569-47b3-b399-3564fa36e6e7_1024x829.jpeg)
GATESTONE INSTITUTE
Lawrence Kadish - 22 SET, 2024
Ler os resumos abaixo de "Um Homem para Todas as Estações", de Robert Bolt, e "Ratos e Homens", de John Steinbeck, pode nos ajudar a determinar nossas escolhas quando considerarmos quais valores gostaríamos para nossos líderes.
"Um Homem para Todas as Estações"
Qual é a mensagem principal em "A Man for All Seasons"? Uma sinopse da peça, sobre um rei e seu chanceler, destaca a importância da integridade e da consciência, especialmente em um momento em que aqueles no poder desacreditam esses valores e até punem, às vezes com a morte, aqueles que insistem neles?
Por que a peça se chama Um Homem para Todas as Estações?
"O título", observa a Wikipedia, "reflete a representação de More feita pelo dramaturgo Bolt como o homem de consciência supremo, que permanece fiel aos seus princípios e religião em todas as circunstâncias e em todos os momentos".
Na peça, o chanceler do rei Henrique VIII, Sir Thomas More (1478-1535), recusou-se a concordar com dois dos desejos do rei: fazer com que o papa anulasse seu casamento com Catarina de Aragão porque ela não havia produzido um herdeiro, e por se recusar a aceitar o rei Henrique como chefe da Igreja da Inglaterra. O rei ordenou que More fosse decapitado em 1535.
Logo depois, em 1600, Giordano Bruno foi queimado na fogueira por propor que a Terra viajava ao redor do sol, em vez do sol ao redor da Terra, e que talvez não estivéssemos sozinhos no universo; que poderia haver uma multiplicidade de universos. Em 1633, Galileu viu instrumentos de tortura e foi ameaçado com eles, a menos que ele renunciasse à sua visão de que a Terra viajava ao redor do sol. Ele se retratou.
Hoje, vimos políticos ordenarem a destruição de evidências e a obstrução da justiça sem consequências adversas. Outros políticos, enquanto isso, foram julgados e acusados repetidas vezes com evidências falsas e devido processo legal falso — por acusadores que, como se viu, sabiam o tempo todo que as evidências e o devido processo legal eram zombarias da justiça que, sem dúvida, seriam revertidas em apelação.
Vimos políticos em videoclipes prometerem uma coisa há apenas alguns anos, e agora pretendem ter a visão oposta — se as políticas envolvem exploração de energia, segurança de fronteira, impostos mais altos ou mais baixos, ou se alguém será capaz de manter seu seguro de saúde privado. Vimos a proteção do Serviço Secreto negada a um candidato presidencial cujos parentes próximos — dois deles — foram assassinados; enquanto a proteção do Serviço Secreto para outros candidatos presidenciais foi coordenada tão atrozmente no topo — pelo menos duas vezes — que a recusa subsequente do governo em fornecer informações gerou especulações de que a "incompetência" foi, na verdade, deliberada. Além disso, o que, por favor, é uma "economia de oportunidade"? Pegar seu dinheiro e dá-lo a outra pessoa: redistribuição? Deveríamos estar confrontando nossos adversários, Rússia, China, Coreia do Norte e Irã, ou apaziguá-los? Os EUA deveriam estar usando a dissuasão — certificando-se de que nossos adversários entendam que o custo de qualquer agressão contra nós ou nossos aliados seria tão alto, que seria tolice da parte deles até mesmo pensar nisso?
"De ratos e homens"
Qual é o ponto principal de "Of Mice and Men"? De acordo com a Wikipedia, "Ele descreve as experiências de George Milton e Lennie Small, dois trabalhadores migrantes deslocados de uma fazenda, enquanto eles se mudam de um lugar para outro na Califórnia, em busca de empregos durante a Grande Depressão."
A ideia principal do trabalho de Steinbeck é uma declaração de humanidade. George prometeu cuidar de Lenny, que é descrito como grande e " burro pra caramba ". Lenny continua matando involuntariamente os animais que ama, acariciando-os com muita força, e acaba assassinando uma mulher de forma semelhante. George, em vez de ver seu amigo linchado por uma multidão, atira nele como um ato de misericórdia.
Qual é a mensagem moral de "Of Mice and Men"? É uma história sobre integridade. " Ela demonstra o quão importante é manter suas promessas, mesmo quando dói. "
Às vezes, quando as promessas são cumpridas, os adversários são dissuadidos com sucesso; impostos mais baixos trouxeram empregos empresariais e industriais de volta aos Estados Unidos; regulamentações foram cortadas para ajudar pequenas empresas; a menor taxa de desemprego em quase meio século; grupos terroristas derrotados ; tanta energia é produzida que mantém baixo o preço de tudo; e a introdução de sanções e sanções secundárias — qualquer um que negocie com um adversário não pode negociar com os EUA — mantém os adversários quebrados demais para lutar.
Na América de hoje, somos repetidamente informados de que nossa fronteira é segura – mas será que é? Onde estão as 320.000 crianças que desapareceram e supostamente foram traficadas para escravidão sexual ou trabalho forçado? Quantos membros da gangue Tren de Aragua; dezenas de milhares de homens chineses em idade militar estão entrando no país, e membros de gangues sul-americanos que dizem fazer a gangue MS13 parecer escoteiros, invadiram a fronteira. Alguém sabe onde todos eles estão agora?
"Of Mice and Men", infelizmente, está regularmente na lista de livros proibidos divulgada pela American Library Association, junto com Mark Twain , Dr. Seuss e " Brer Rabbit " de Joel Chandler Harris e outros grandes clássicos americanos . Foi proibido por suposta vulgaridade, racismo e seu tratamento às mulheres. Os desafios não parecem desaparecer com o passar do tempo; mesmo no século XXI, o livro ainda está sendo desafiado. Quanta censura e proibição de informações realmente queremos — para ficção, informações médicas ou informações politicamente inconvenientes — e a quem podemos confiar para decidir o que deve ser censurado e o que não deve? É mesmo apropriado que o governo dos EUA esteja no negócio de proibir livros para "proteger" o público de decidir o que gostaria de ler?
George em "Ratos e Homens" manteve sua promessa e cuidou de Lenny. Mas quando nos foi prometido que poderíamos manter nossos médicos e manter nossa assistência médica, essa promessa foi cumprida? Quando nos foi prometido que "o Irã não teria permissão para adquirir uma arma nuclear sob minha supervisão", isso foi, na realidade, um truque verbal para dizer que depois de "minha supervisão" -- como nas cláusulas de caducidade do acordo nuclear -- estaria tudo bem?
Quando pensamos no que gostaríamos para nossa República, podemos nos lembrar de "Um Homem para Todas as Estações" e "Ratos e Homens". Eles falam sobre consciência e integridade — e é disso que se trata a América.