Dólar descartado? Os Emirados Árabes Unidos se juntarão à Índia no bloco BRICS depois que as duas potências negociaram 1 milhão de barris de petróleo por rúpias em vez de dólares pela primeira vez
O quê isso significa para o Dólar?
YAHOO FINANCE
Bethan Moorcraft - 28 AGOSTO, 2023
Na semana passada foi anunciado que os Emirados Árabes Unidos se juntariam à Índia nas fileiras do bloco BRICS – uma coligação que procura capacitar o comércio entre as economias emergentes dos seus países membros.
Esta medida surge depois de o governo indiano ter anunciado anteriormente, em 14 de Agosto, que a principal refinaria de petróleo do país, a Indian Oil Corp., utilizou a rupia local para comprar um milhão de barris de petróleo à Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi – e não o dólar americano.
Esta transação monumental segue-se à venda de 25 kg de ouro de um exportador de ouro dos Emirados Árabes Unidos a um comprador na Índia por cerca de 128,4 milhões de rúpias (1,54 milhões de dólares), segundo a Reuters.
Então, o que todas estas medidas comerciais poderiam significar para o dólar americano no cenário mundial?
Negociações comerciais
No ano passado, o banco central da Índia revelou um novo quadro para liquidar o comércio global em rúpias – uma ideia que se concretizou no mês passado, quando a Índia, o terceiro maior importador e consumidor de petróleo do mundo, assinou dois acordos com os EAU.
Primeiro, os dois gigantes concordaram em liquidar o comércio nas suas moedas locais – num esforço para reduzir os custos de transação e eliminar as conversões em dólares. Concordaram também em estabelecer uma ligação de pagamento em tempo real para simplificar as transferências transfronteiriças de dinheiro.
Os acordos permitirão “transacções e pagamentos transfronteiriços contínuos e promoverão uma maior cooperação económica”, explicou o Banco Central da Índia numa declaração recente.
Tendência de desdolarização
As nações poderosas de todo o mundo – especialmente a China e a Rússia – estão ansiosas por destronar o dólar em resposta às sanções agressivas dos EUA e às jogadas de política externa.
Na semana passada, o bloco BRICS concordou em admitir a Arábia Saudita, o Irão, a Etiópia, o Egipto, a Argentina e os Emirados Árabes Unidos nas suas fileiras. Um desejo comum entre vários membros do bloco é nivelar um campo de jogo económico global que consideram excessivamente dependente do dólar americano.
Isto faz parte de uma tendência mais ampla – considerada “desdolarização” – que ganhou tal influência que alguns questionam se os dias de domínio do dólar acabaram. Mas a secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse que não existe actualmente nenhuma moeda que possa substituir o dólar.
A garantia de Yellen segue-se a um declínio de 8% na participação do dólar nas reservas globais em 2022. Num esforço para diversificar, os bancos centrais de todo o mundo têm começado a abandonar as suas reservas em dólares a favor do ouro.
- TRADUÇÃO: GOOGLE
- ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
https://finance.yahoo.com/news/dollar-being-dethroned-india-just-201500390.html