Drag queen confirma que foi uma paródia da Última Ceia, apesar da alegação do comitê olímpico
A confirmação foi feita em postagens nas redes sociais online e em comentários à imprensa, e vai contra a explicação oferecida pelo comitê organizador das Olimpíadas de Paris
CATHOLIC HERALD
Elise Ann Allen/ Crux - 29 JUL, 2024
Artistas que participaram do esquete de paródia que está no centro da crescente controvérsia sobre a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris confirmaram que a performance tinha a intenção de imitar a famosa pintura da Última Ceia de Leonardo da Vinci.
A confirmação foi feita em postagens nas redes sociais online e em comentários à imprensa, e vai contra a explicação oferecida pelo comitê organizador das Olimpíadas de Paris de que a cena polêmica foi uma “interpretação do deus grego Dionísio [que] nos torna conscientes do absurdo da violência entre seres humanos”.
RELACIONADO:Organizadores das Olimpíadas pedem desculpas pela polêmica da Última Ceia
A drag queen e rapper francesa conhecida como Piche, do programa Drag Race France , falou à mídia francesa, dizendo que a intenção era criar um quadro da Última Ceia.
“Recebi muitas mensagens de apoio e pessoas que ficaram muito felizes com a minha presença e muito surpresas com a presença de drag queens na cerimônia de abertura”, disse ele, acrescentando que a oposição à apresentação indica que “tivemos sucesso e fizemos o que tinha que ser feito, que fomos justos e representativos”.
“A arte sempre divide. Enquanto não comover as pessoas, não é arte para mim”, disse ele, argumentando que a paródia da Última Ceia “não é uma provocação”, pois “é uma representação bíblica que tem sido reutilizada na cultura pop por décadas e nunca foi realmente um problema”.
“Não houve provocações reais ou algo que fosse realmente obsceno. Não fizemos piada da pintura de forma alguma… é realmente só porque são queers e drag queens que usam essa representação que isso incomoda”, ele disse.
Da mesma forma, Barbara Butch, uma lésbica que usou um cocar com uma coroa de auréola prateada e um vestido decotado enquanto retratava a figura de Jesus no esboço da Última Ceia, disse que a cerimônia de abertura tinha como objetivo unir as pessoas.
De acordo com seu perfil no Instagram, Butch é “uma ativista do Amor, DJ e produtora baseada em Paris. Meu objetivo é unir pessoas, reunir humanos e compartilhar amor através da música para todos Nós dançarmos e fazermos nossos corações baterem (em uníssono)! A música soa melhor com todos Nós!”
Butch postou uma imagem de captura de tela de sua performance na paródia da Última Ceia acima de uma imagem da pintura original de Da Vinci em sua conta do Instagram com o comentário: “Oh sim! Oh sim! O novo testamento gay!”
A postagem foi posteriormente excluída.
RELACIONADO:EDITORIAL: Não é inteligente; não é engraçado; apenas grosseiro
A Conferência Episcopal Francesa divulgou uma declaração dizendo que, embora a cerimônia “tenha oferecido ao mundo uma maravilhosa demonstração de beleza e alegria, rica em emoção e universalmente aclamada”, ela também “infelizmente incluiu cenas de escárnio e escárnio ao cristianismo, o que lamentamos profundamente”.
“Estamos pensando em todos os cristãos em todos os continentes que foram feridos pela indignação e provocação de certas cenas”, dizem os bispos, acrescentando que “queremos que eles entendam que a celebração olímpica vai muito além dos preconceitos ideológicos de alguns artistas”.