Elon Musk fornecerá Wi-Fi para áreas atingidas por incêndios florestais usando Starlink e Cybertrucks
Movimento para atrasar as entregas desta semana de Cybertrucks, diz Musk
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fa1544f2f-b494-44bd-b187-0250b939154d_720x405.png)
Greg Wehner - 12 JAN, 2025
O empreendedor bilionário Elon Musk está planejando usar os Tesla Cybertrucks e a tecnologia Starlink para fornecer internet gratuita em áreas devastadas por incêndios florestais na Califórnia .
Musk, que é CEO da Tesla e da Starlink, escreveu em uma publicação na X, outra de suas empresas, que as entregas da Cybertruck seriam adiadas nos próximos dias.
"Desculpas para aqueles que esperam entregas do Cybertruck na Califórnia nos próximos dias", ele escreveu. "Precisamos usar esses caminhões como estações base móveis para fornecer energia aos terminais de Internet Starlink em áreas de Los Angeles sem conectividade. Um novo caminhão será entregue no final da semana."
Em outra publicação, Musk disse que os Cybertrucks equipados com Starlink e internet gratuita seriam posicionados em um padrão de grade em áreas que mais precisam da tecnologia, na Grande Los Angeles e em Malibu.
Musk também disse que pessoal de segurança seria adicionado aos Cybertrucks, junto com lanches e bebidas para as pessoas que passassem.
A medida ocorre três dias após Musk anunciar que forneceria terminais Starlink gratuitos para áreas de Los Angeles.
Ele fez o anúncio ao retuitar uma filmagem de um repórter dando crédito ao serviço de internet Starlink pela conectividade.
O repórter disse que a Starlink "é a única razão pela qual conseguimos ouvir e nos comunicar com vocês agora, porque não há nenhum serviço de celular em toda essa área".
Na manhã de domingo, o bilionário gestor de fundos de hedge Bill Ackman escreveu em um post no X que apagar incêndios antes que eles se espalhem não parecia um "desafio tecnológico sério" a ser superado com a ajuda de empresas como SpaceX, xAI e Anduril Industries, uma empresa de defesa especializada em sistemas autônomos, sistemas aéreos não tripulados e sistemas aéreos anti-não tripulados iniciada por Palmer Luckey.
"Então [Elon Musk] e [Palmer Luckey], por que não começamos uma empresa que usa satélites, IA e tecnologia de drones para apagar incêndios antes que eles se espalhem?" Ackman perguntou no post. "Pode-se imaginar monitoramento por satélite, investigação rápida por drones e entrega de água por enxame de drones. O número de drones enviados para extinguir o incêndio e a natureza do agente extintor (água, espuma, produtos químicos secos ou úmidos etc.) seriam uma função da natureza e escala do incêndio. Nenhuma vida humana seria colocada [em] risco e não há risco de envolvimento de DEI na seleção de drones. O que você acha? Eu adoraria investir. E seria muito bom para os valores imobiliários na Califórnia."
Apesar dos esforços de Musk para ajudar, um usuário escreveu para ele no X: "A Califórnia odeia você e Trump", o que o CEO da SpaceX reconheceu ser verdade.
"Isso é verdade para algumas pessoas na Califórnia, e a imprensa, é claro, vai me acusar de estar exagerando, mas, se isso ajudar a salvar pelo menos uma casa ou até mesmo a vida de alguém, ainda assim devemos fazê-lo", respondeu Musk.
Mas outro usuário perguntou como ele poderia doar seu Cybertruck para ajudar nos esforços.
"Ande em seu caminhão pelas áreas devastadas com um terminal Starlink no teto e WiFi aberto", disse Musk .
Musk afirmou que os incêndios florestais no Golden State poderiam ter sido evitados, mas que as regulamentações atrapalham as medidas para evitar os incêndios.
"Esses incêndios são facilmente evitáveis, mas regulamentações absurdas na Califórnia impedem que ações sejam tomadas, então, ano após ano, casas pegam fogo e mais pessoas morrem", escreveu Musk em um post no X.
Alex Nitzberg, da FOX Business, contribuiu para esta reportagem.