Elon Musk na Conferência Cato: O Governo Precisa de um “Departamento de Remoção de Regulamentação”
Há tantas regulamentações governamentais impostas a empresas que é como “um milhão de pequenas cordas que prendem Gulliver” e eventualmente ele “não consegue se mover”
Michael Chapman - 17 OUT, 2024
Há tantas regulamentações governamentais impostas a empresas que é como “um milhão de pequenas cordas que prendem Gulliver” e eventualmente ele “não consegue se mover”, disse o empreendedor bilionário Elon Musk em uma entrevista com o Cato Senior Fellow Johan Norberg . No nível governamental, ele acrescentou, precisa haver um “departamento de remoção de regulamentações”.
Musk, que comanda a Tesla, a SpaceX, a X (antigamente Twitter) e várias outras empresas, fez seus comentários na conferência de Buenos Aires, “ The Rebirth of Liberty in Argentina and Beyond ”, que foi patrocinada pelo Cato Institute e Libertad y Progreso. O principal palestrante do evento foi o presidente argentino Javier Milei .
Na entrevista com o autor e cineasta libertário Norberg, Musk foi questionado sobre a cultura de aversão ao risco que as regulamentações criam e como os empreendedores podem inovar e crescer, dados esses obstáculos. Musk respondeu que o longo período de prosperidade após a Segunda Guerra Mundial contribuiu, ironicamente, para o problema.
“Quando as coisas são prósperas por muito tempo, você obtém um acúmulo de leis e regulamentos, naturalmente”, disse Musk. “E essas leis e regulamentos são imortais, enquanto os humanos são obviamente mortais. Então, quanto mais tempo você tem essa geração de – essa criação por regras e regulamentos, você meio que chega ao ponto em que cada lei ou regulamento talvez não seja incapacitante por si só, mas todos são como pequenas cordas, como um milhão de pequenas cordas que prendem Gulliver. Então, cada pequena corda – eventualmente o gigante não consegue se mover.”
O “impasse regulatório” nas sociedades ocidentais é tão sufocante que efetivamente faz com que grandes projetos pareçam ilegais, quase impossíveis de decolar ou concluir. Como exemplo, Musk citou um empreendimento ferroviário de alta velocidade na Califórnia. “Eles gastaram US$ 7 bilhões e há uma seção de 1.600 pés. É tudo o que eles têm para mostrar. Nem mesmo tem trilhos.”
“É realmente muito absurdo para paródia”, disse Musk. “Porque grandes projetos são essencialmente ilegais na Califórnia, e em grande parte da Europa e outros países. Tem que haver algum processo de coleta de lixo para remover regras e regulamentos para que a sociedade funcione e não endureça as artérias a ponto de você não poder fazer nada.”
Norberg então observou que na tradição liberal clássica é um dado que “nós não sabemos tudo – ninguém sabe”, e portanto é preciso tentativa e erro, um processo de descoberta , para descobrir o que funciona e o que não funciona. E isso é arriscado e custoso, mas necessário. Infelizmente, uma cultura avessa ao risco domina “em muitos negócios e certamente no governo”, disse Norberg. “Muitos são tão conservadores que não deixariam ninguém fazer nada pela primeira vez.”
“Então a questão é, como você lida com esse tipo de cultura avessa a riscos?” Norberg perguntou a Musk. “Que mudanças na cultura e regulamentação você faria para tornar o mundo seguro para experimentos?”
Musk respondeu: “A nível governamental, acho que deveria haver um departamento de remoção de regulamentações. E provavelmente alguns, quando estamos aprovando leis, elas deveriam ter algum tipo de pôr do sol, talvez. … Acho que o que tende a acontecer é que, uma vez que as regulamentações são aprovadas, um ecossistema de consultores se forma em torno dessas regulamentações que querem mantê-las funcionando. As regulamentações ambientais são particularmente ruins nesse aspecto.”
Ele continuou, “Em geral, acho que o governo deveria estar ativamente deletando regulamentações, questionando se os departamentos existem. Obviamente, o presidente [argentino] Milei está — acho que ele parece estar fazendo um trabalho fantástico nessa frente, apenas deletando coisas, deletando departamentos inteiros. Fantástico!”
Desde que assumiu o cargo em dezembro de 2023, o presidente Milei cortou os gastos do governo em até 30%, demitiu mais de 25.000 funcionários federais, reduziu agências federais, congelou projetos de obras públicas, reduziu uma grande tarifa de importação, manteve superávits orçamentários todos os meses, reduziu a inflação mensal de 25% (dezembro de 2023) para 4,2% (agosto de 2024) e está pressionando pela competição cambial entre o peso, o dólar americano e outras moedas.
Musk acrescentou que não deve haver medo em excluir departamentos e regulamentações governamentais porque “você sempre pode colocá-los de volta”.
“Você sempre pode colocá-los de volta”, ele repetiu, “e realmente isso é como tirar os freios de uma economia e de nossa civilização. Precisamos arrebentar essas cordas que estão segurando Gulliver e nos impedindo de progredir como civilização.”
Para ver a entrevista completa, clique aqui .