Em 'Grande Vitória' para Trump, Tribunal de Apelações Diz que o Presidente Tem Permissão para Manter o Controle das Tropas da Guarda Nacional em Los Angeles
Tradução: Heitor De Paola
Tribunal de Apelações do Nono Circuito decidiu que o presidente Trump tem permissão para manter o controle das tropas da Guarda Nacional enviadas para Los Angeles, apesar das objeções de autoridades democratas da cidade e do governador Gavin Newsom.
A decisão unânime tomada na quinta-feira suspendeu a decisão de um tribunal inferior que ordenou o retorno do comando das tropas a Newsom.
Trump enviou as tropas no início deste mês em resposta aos protestos em andamento contra sua repressão a imigrantes ilegais. Newsom e outras autoridades locais consideraram a ação uma provocação desnecessária.
Um painel de três juízes considerou que o presidente tinha o direito de ordenar o envio das tropas para proteger funcionários e propriedades federais.
“Ao conceder essa deferência ao Presidente, concluímos que é provável que o Presidente tenha exercido legalmente sua autoridade estatutária sob o § 12406(3), que autoriza a federalização da Guarda Nacional quando o Presidente não consegue, com as forças regulares, executar as leis dos Estados Unidos”, declarou o tribunal.
Os juízes disseram que a "falha de Trump em não emitir a ordem de federalização através do governador da Califórnia não limita sua autoridade legal de convocar a Guarda Nacional".
Trump no Truth Social chamou a decisão de uma "grande vitória".
“Os juízes obviamente perceberam que Gavin Newscum é incompetente e mal preparado, mas isso é muito maior do que Gavin, porque em todos os Estados Unidos, se nossas cidades e nosso povo precisam de proteção, somos nós que podemos oferecer proteção caso a polícia estadual e local não consiga, por qualquer motivo, realizar o trabalho”, disse Trump. “Esta é uma grande decisão para o nosso país, e continuaremos a proteger e defender os americanos cumpridores da lei. Parabéns ao Nono Circuito, a América está orgulhosa de vocês esta noite!”
Os juízes, no entanto, discordaram de um aspecto do argumento do governo, dizendo que a decisão de Trump de usar as tropas não está "completamente protegida da revisão judicial".
Newsom aproveitou essa parte da decisão para reforçar a mensagem "nada de reis" dos democratas.
“Donald Trump não é um rei e não está acima da lei”, escreveu o governador no X, na noite de quinta-feira, enquadrando a decisão como uma vitória para seu lado. “Esta noite, o tribunal rejeitou acertadamente a alegação de Trump de que ele pode fazer o que quiser com a Guarda Nacional sem ter que se explicar a um tribunal.”
Ele acrescentou: “Não deixaremos que esse uso autoritário de soldados militares contra cidadãos passe despercebido”.
O governo Trump teve que enviar cerca de 4.000 soldados para Los Angeles para proteger agentes federais de imigração e propriedades federais durante invasões, devido às políticas de santuário da cidade e do estado.
Apesar das objeções de Newsom, Trump também ordenou que 700 fuzileiros navais fossem à cidade para proteger propriedades federais e agentes federais de imigração de agitadores anti-ICE violentos e organizados.
“Devido ao aumento das ameaças a policiais federais e prédios federais, aproximadamente 700 fuzileiros navais americanos da ativa de Camp Pendleton estão sendo enviados a Los Angeles para restaurar a ordem”, publicou o Secretário de Defesa Pete Hegseth nas redes sociais em 9 de junho. “Temos a obrigação de defender os policiais federais – mesmo que Gavin Newsom não o faça.”
_____________________________________
https://amgreatness.com/2025/06/20/in-big-win-for-trump-appeals-court-says-president-is-allowed-to-keep-control-of-national-guard-troops-in-l-a/
Maravilha de curadoria e tradução. Estou adorando sua newsletters, Heitor! Abraço de paz e bênçãos!