Em postagem ameaçadora, o eurodeputado liberal de esquerda Verhofstadt diz que Trump é "a maior ameaça da OTAN"
Trump rotulou a "maior ameaça" à OTAN como uma ameaça por si só
Equipe de notícias do Remix - 20 FEV, 2025
Em uma publicação incendiária no X, o eurodeputado belga Guy Verhofstadt chamou o presidente dos EUA, Donald Trump, de "maior ameaça" à OTAN, marcando uma forte escalada na retórica e potencialmente uma ameaça ao próprio Trump.
“Trump é o fantoche de Putin, e ele está deixando claro: a maior ameaça da OTAN não está no exterior, está sentada na Casa Branca. Culpar Zelensky pela guerra da Rússia é propaganda direta do Kremlin. Ele não está apenas traindo a aliança atlântica — ele está trabalhando para desmantelá-la. Europa, acorde AGORA antes que seja tarde demais”, escreveu Verhofstadt.
As declarações vêm após uma crescente guerra de palavras entre Trump e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que Trump agora rotulou de "ditador". O presidente dos EUA está buscando um acordo de paz para acabar com a guerra na Rússia e se voltou fortemente contra Zelensky. Trump disse que tinha "4% de apoio" no país e precisava convocar novas eleições. Ele também levantou questões sobre o que ele diz ser US$ 350 bilhões em fundos desaparecidos.
Zelensky era conhecido por manter contas offshore antes da guerra e foi nomeado nos Pandora Papers. Acusações surgiram sobre os ativos de Zelensky, mas grande parte deles continua escondida em contas bancárias offshore. Oficialmente, ele tem aproximadamente US$ 4 milhões em ativos.
Quanto a Verhofstadt, o político liberal de esquerda muito rico é conhecido por seu profundo ódio aos políticos que se opõem à sua agenda, sendo o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán um dos seus principais alvos.
Em 2022, por exemplo, Verhofstadt chamou Orbán de “traidor” por seus esforços para acabar com a guerra na Ucrânia.
No entanto, rotular Trump como a “maior ameaça” da OTAN tem implicações quase militaristas e coloca em questão o que Verhofstadt acha que a Europa deve fazer sobre o que ele acredita ser a maior “ameaça” à maior aliança militar da história.
A seção de comentários de seu post é animada, com alguns perguntando se o comentário de Verhofstadt constitui uma ameaça em si. Outros apontam para a quantidade incrivelmente desequilibrada de gastos militares americanos em comparação com a Europa.