Entrada de Investimento Estrangeiro Direto da China Cai para o Nível Mais Baixo Já Registrado
Embora o tom de apoio seja inconfundível, muitos desses anúncios parecem curtos em detalhes e pequenos em escala.
ZERO HEDGE
TULER DURDE - 6 AGOSTO, 2023
- TRADUÇÃO: GOOGLE / ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
https://www.zerohedge.com/markets/chinas-inward-foreign-direct-investment-fell-lowest-level-record
Três destaques rápidos da China, cortesia de Hui Shan do Goldman
Uma onda de anúncios de políticas: Após a reunião do Politburo de julho em 24 de julho, vários ministérios e governos locais fizeram vários anúncios de políticas nas últimas duas semanas. Embora o tom de apoio seja inconfundível, muitos desses anúncios parecem curtos em detalhes e pequenos em escala. Uma exceção notável é a exigência de que os governos locais terminem de emitir toda a cota de títulos especiais deste ano até o final de setembro, de acordo com uma reportagem recente da mídia, e terminem de usar os recursos até o final de outubro. Isso é consistente com nossa visão de gastos fiscais acelerados e maior crescimento sequencial no terceiro trimestre. As conversas com clientes do Goldman nos últimos dias sugerem que a maioria dos investidores ainda está esperando por medidas políticas mais concretas e sinais mais claros de que tais políticas podem impulsionar significativamente a atividade.
O IDE interno caiu ainda mais no segundo trimestre: os dados preliminares do balanço de pagamentos (BOP) do segundo trimestre divulgados na semana passada mostraram que a conta corrente da China ainda desfruta de um superávit saudável, mas a conta financeira continua registrando saídas líquidas notáveis. Em particular, o Investimento Estrangeiro Direto (IED) caiu para o nível mais baixo desde o início da série em 1998. Com diferenciais elevados de taxa de juros EUA-China e crescimento econômico fraco, o PBOC se inclina contra a depreciação do CNY ao fixar o CNY no lado mais forte, e o mercado antecipando novas medidas de flexibilização da política, o Goldman acredita que o USDCNY provavelmente permanecerá dentro do intervalo e mantém sua previsão de 3 meses de 7,20.
Dados de comércio, inflação e crédito de julho desta semana: as exportações chinesas devem cair 14% no comparativo anual em julho. Grande parte da fraqueza deve-se presumivelmente aos efeitos dos preços: em junho, o valor das exportações (em dólares) caiu 12,4% no comparativo anual, mas o volume das exportações caiu apenas 1,8% no comparativo anual. O Goldman espera que a inflação nominal do IPC diminua ainda mais, de 0% no comparativo anual em junho para -0,4% no comparativo anual em julho, em parte devido à alta base dos preços dos alimentos no ano passado. Finalmente, o banco também espera novos fluxos de Financiamento Social Total de RMB 1Tn (TSF) em julho, já que o crescimento dos empréstimos bancários provavelmente desacelerou e a emissão de títulos corporativos e governamentais foi morna em julho.