EUA enviam mais tropas para o Oriente Médio enquanto Israel ataca Beirute, Hezbollah mira Haifa
Pela segunda vez desde sexta-feira, Israel lançou um grande ataque no bairro de Dahiyam, no sul de Beirute, no que a IDF diz ter sido um ataque direcionado ao líder sênior do Hezbollah, Ali Karaki.
ZERO HEDGE
TYLER DURDEN - 23 SET, 2024
Pela segunda vez desde sexta-feira, Israel lançou um grande ataque no bairro de Dahiyam, no sul de Beirute, no que a IDF diz ter sido um ataque direcionado ao líder sênior do Hezbollah, Ali Karaki . No ataque da última sexta-feira, vários comandantes do Hezbollah foram eliminados, em um ataque que também deixou muitas vítimas civis. O destino de Karaki não está claro neste momento. Ele é amplamente relatado como o chefe das operações da frente sul do Hezbollah.
Este foi o dia mais pesado de combates em quase um ano desde 7 de outubro, com o IDF dizendo que até a noite de segunda-feira atingiu cerca de 800 alvos no Líbano somente hoje. "O IDF está atacando para remover ameaças a civis israelenses e degradar a infraestrutura e as capacidades terroristas do Hezbollah", disse uma declaração. Israel também acaba de declarar uma "situação especial" de emergência para todo o país , pois isso parece ser o início de uma guerra total contra o Hezbollah no Líbano. O número total de mortos libaneses está se aproximando rapidamente de 300.
Milhares fogem do sul do Líbano em meio a um forte aumento nos combates:
🇱🇧 | URGENTE: Miles de personas intentan agora huir do Líbano. pic.twitter.com/LDMumHu4sJ
— Alerta News 24 (@AlertaNews24) 23 de setembro de 2024
O Pentágono disse ao mesmo tempo que está enviando tropas adicionais dos EUA para a região em meio à escalada, mas não está claro onde exatamente elas estarão, ou qual é a missão. No total, cerca de 40.000 tropas dos EUA estão estacionadas na região mais ampla.
Não apenas dezenas de milhares de libaneses em pânico estão fugindo do sul, mas israelenses em Haifa e arredores também estão buscando abrigo enquanto foguetes do Hezbollah chegam dentro e ao redor da cidade portuária. O Iron Dome de Israel tem interceptado barragens de entrada o dia todo, mas algumas estão claramente conseguindo passar.
Israel declarou uma "situação especial" de emergência :
O gabinete aprova uma “situação especial” na retaguarda de Israel, de acordo com diversos relatos da mídia.
Uma “situação especial” é um termo legal usado em tempos de emergência, concedendo às autoridades maior jurisdição sobre a população civil para agilizar os esforços para proteger a população . É válido por 4-8 horas, a menos que seja estendido por ministros do gabinete.
Nenhuma mudança específica nas instruções do Comando da Frente Interna das IDF foi anunciada.
...isso certamente parece muito com lei marcial .
⚡️Haifa foto.twitter.com/H8tQUc0nau
— War Monitor (@WarMonitors) 23 de setembro de 2024
Interceptações sobre Haifa...
⚡️Haifa foto.twitter.com/ezGkP5mWQf
— War Monitor (@WarMonitors) 23 de setembro de 2024
Nenhuma tropa em "zonas de combate"?
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: O exército dos Estados Unidos está enviando tropas "adicionais" dos EUA para o Oriente Médio, de acordo com a CNN.
O desenvolvimento ocorre poucas semanas após Kamala Harris afirmar que não há "nenhum" membro da ativa em uma zona de combate.
O secretário de imprensa geral do Pentágono, Patrick Ryder… pic.twitter.com/J8lPRfTsa0— Collin Rugg (@CollinRugg) 23 de setembro de 2024
* * *
O governo do Líbano ordenou o cancelamento de aulas em escolas públicas e privadas em várias partes do país, especialmente no sul , pois está se tornando evidente que a luta entre Israel e o Hezbollah está se expandindo e os ataques israelenses estão ficando cada vez maiores.
A atual diretriz de emergência verá escolas fechadas por pelo menos dois dias, com extensões prováveis depois disso. A nova medida visa proteger civis e impacta as províncias de South Lebanon, Nabatieh, Bekaa, Baalbek-Hermel e os subúrbios do sul, de acordo com o ministério da educação.
Uma visão próxima de um ataque aéreo israelense visando um local do Hezbollah no Líbano há cerca de uma hora. pic.twitter.com/ylmjHPu0Tw
— Joe Truzman (@JoeTruzman) 23 de setembro de 2024
Longas filas de carros e engarrafamentos foram vistos saindo do sul do Líbano e de algumas cidades costeiras para a capital Beirute. As Forças de Defesa de Israel realmente previram que planejam atacar mais prédios residenciais e, possivelmente, até mais locais na movimentada Beirute.
Ele lançou um vídeo gráfico acusando o Hezbollah de armazenar mísseis e munições entre a população civil - por exemplo, sob edifícios. Críticos alertaram que Israel está abrindo justificativas para destruir residências civis antes do tempo , partindo do pressuposto de que eles devem ter arsenais escondidos dentro delas.
As IDF acusaram o Hezbollah de esconder mísseis, foguetes portáteis e UAVs dentro de casas civis e alertaram que usarão ataques de "precisão" para eliminá-los:
Israel agora parece estar encorajando o despovoamento do sul do Líbano para que possa expandir a guerra. Muitos milhares já teriam fugido conforme o pânico se instala.
O porta-voz do Exército israelense, Daniel Hagari, anunciou na segunda-feira: "A todos os moradores de vilarejos no Líbano, em breve atacaremos alvos terroristas no Líbano. Pedimos a todos que estejam perto de propriedades ou dentro de casas onde o Hezbollah esteja escondendo munição que fiquem longe deles imediatamente ."
O Ministério da Saúde do Líbano disse que o número de mortos em ataques ao país desde segunda-feira até agora ultrapassou 182, com mais de 700 feridos — embora sem especificar o número de militantes e civis entre eles.
O número de mortos em ataques israelenses no Líbano hoje subiu para 182, anunciou o Ministério da Saúde. Outras 727 pessoas ficaram feridas nos ataques.
Alguns dos ataques israelenses estão supostamente chegando profundamente ao Líbano - muito além do sul. Isso se reflete em uma nova declaração do Hezbollah dizendo que lançou dezenas de mísseis contra postos militares israelenses "em resposta aos ataques inimigos israelenses que miraram o sul e as áreas de Bekaa ."
Milhares indo para #Beirute pic.twitter.com/QbIRwIYdq6
-Zeina Khodr (@ZeinakhodrAljaz) 23 de setembro de 2024
O Hezbollah também afirma que ainda está atacando os "complexos da indústria de defesa de Rafael", que ficam ao norte da cidade de Haifa. Isso também representa o Hezbollah mirando locais israelenses mais profundamente dentro de Israel do que nunca .
Em outro sinal ameaçador de que as coisas estão caminhando rapidamente para uma guerra total, o Ministério da Saúde do Líbano emitiu uma nova declaração na qual pede a todos os hospitais nos distritos do sul e leste do Líbano " que interrompam todas as cirurgias não essenciais para abrir espaço para tratar os feridos devido à crescente agressão israelense ao Líbano".
Cidades israelenses no norte do país também estão tomando precauções em meio aos lançamentos de foguetes do Hezbollah, transferindo pacientes de hospitais para instalações subterrâneas.
🔴VÍDEO: Bebês recém-nascidos são transferidos para um hospital subterrâneo em Haifa para protegê-los de ataques do Hezbollah.
Enquanto organizações terroristas como o Hezbollah constroem bunkers subterrâneos sob hospitais, escolas e prédios para proteger terroristas e suas armas, nós construímos… pic.twitter.com/rriW34FY6B– Israel ישראל (@Israel) 22 de setembro de 2024
Enquanto isso, um correspondente da Al Jazeera descreveu : "Vimos ataques intensos o dia todo. Ouvimos drones e caças. Isso não é mais uma escalada, isso é certamente uma guerra, mas no nome ."
Fortes ataques estão atingindo supostos locais de armazenamento de munição no Vale do Bekaa, cerca de 32 quilômetros a leste de Beirute...
Relatos iniciais de ataques aéreos no Vale de Beqaa - motores de foguete/queima de combustível. pic.twitter.com/PAxQHNSQos
— Aurora Intel (@AuroraIntel) 23 de setembro de 2024