EUA Indiciam 4 Empresas Chinesas por Traficar Ingredientes de Fentanil
O governo dos EUA acusou quatro empresas chinesas e oito indivíduos chineses de tráfico de produtos químicos usados na fabricação de fentanil, anunciou o procurador-geral Merrick Garland na sexta
INSIDE PAPER
STAFF - 23 JUNHO, 2023
TRADUZIDO POR GOOGLE - ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
https://insiderpaper.com/us-indicts-4-chinese-companies-for-trafficking-fentanyl-ingredients-govt/
O governo dos EUA acusou quatro empresas chinesas e oito indivíduos chineses de tráfico de produtos químicos usados na fabricação de fentanil, anunciou o procurador-geral Merrick Garland na sexta-feira.
Dois dos oito foram presos enquanto o Departamento de Justiça dos EUA intensifica sua repressão ao opioide sintético responsável por centenas de milhares de mortes por overdose na última década.
Foi a primeira vez que os Estados Unidos acusaram empresas chinesas de traficar produtos químicos precursores de fentanil dentro dos Estados Unidos, em vez de enviá-los para o México, origem da maior parte do fentanil encontrado no país.
O anúncio veio poucos dias depois que o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, visitou Pequim, onde se encontrou com o líder chinês Xi Jinping.
“Essas empresas e seus funcionários conspiraram conscientemente para fabricar fentanil mortal para distribuição nos Estados Unidos”, disse Garland.
EM BREVE MEU NOVO LIVRO NA PHVOX:
RUMO AO GOVERNO MUNDIAL TOTALITÁRIO
- AS GRANDES FUNDAÇÕES, OS COMUNISTAS, FABIANOS E NAZISTAS -
“Apenas uma dessas empresas químicas com sede na China enviou mais de 200 quilos de precursores químicos relacionados ao fentanil para os EUA com o objetivo de produzir 50 quilos de fentanil, uma quantidade que poderia conter doses mortais suficientes de fentanil para matar 25 milhões de americanos, — disse Garland.
Acusados em três casos separados arquivados no tribunal federal em Nova York foram Hubei Amarvel Biotech, Anhui Rencheng Technology, Anhui Moker New Material Technology e Hefei GSK Trade.
Os oito indivíduos acusados incluíam executivos e funcionários das quatro empresas.
As duas pessoas presas, ambas funcionárias da Hubei Amarvel, foram detidas por autoridades americanas e mantidas em Honolulu, no Havaí, depois de terem sido expulsas de Fiji em 8 de junho.
Embora o México tenha sido a principal fonte de fentanil vendido nos Estados Unidos, Washington tem focado cada vez mais sua atenção nos fornecedores mexicanos na China.
– Pressionando Pequim –
O fentanil é um opioide sintético 50 vezes mais potente que a heroína e muito mais fácil e barato de produzir.
Substituiu em grande parte a heroína e os opioides prescritos, como a oxicodona, como causa de overdoses. De acordo com os Centros de Controle de Doenças dos EUA, 110.000 americanos morreram de overdose no ano passado.
O fentanil se tornou a principal causa de morte de americanos entre 18 e 49 anos.
Em Indiana, na sexta-feira, autoridades dos EUA anunciaram acusações contra 19 pessoas envolvidas no tráfico de fentanil.
No ano passado, o Tesouro dos EUA impôs sanções a várias empresas químicas e indivíduos chineses por fornecerem ingredientes de fentanil a produtores e traficantes de drogas mexicanos.
“Os dois cartéis de drogas responsáveis pelo influxo de fentanil nos Estados Unidos, os cartéis de Sinaloa e Jalisco, trabalham com empresas químicas com sede na República Popular da China para obter suas matérias-primas”, disse a administradora da Agência Antidrogas dos EUA, Anne Milgram .
A questão tornou-se importante nas relações tensas entre Washington e Pequim, e Blinken levantou durante sua visita à China.
Antes da viagem de Blinken, o embaixador dos EUA na China, Nicholas Burns, disse que Pequim não estava fazendo o suficiente para resolver o problema.
“Temos pressionado muito para que o governo da China use seu poder considerável para interromper a capacidade dessas empresas chinesas do mercado negro de vender o fentanil”, disse Burns.
– Ajudar com receitas –
As acusações divulgadas na sexta-feira disseram que as empresas chinesas e seus funcionários estavam vendendo conscientemente seus produtos químicos para a produção de fentanil, ajudando com receitas para a droga e oferecendo produtos químicos refinados que ajudariam a aumentar a produção do opioide.
Uma das empresas, a Hubei Amarvel, se gabava abertamente em seu site de vender produtos químicos fentanil para os Estados Unidos e México, disse uma das acusações.
Hubei Amarvel também ofereceu documentação em seu site mostrando que enviou produtos químicos para Culiacan, a base do Cartel de Sinaloa, disse.
Blinken, o principal diplomata dos EUA, anunciou na sexta-feira planos de sediar uma conferência internacional virtual sobre a ameaça das drogas sintéticas em 7 de julho.
“Os Estados Unidos têm sido o canário na mina de carvão quando se trata de opioides sintéticos”, disse ele em comunicado. “Mas vemos esse problema se espalhando, especialmente em nosso próprio hemisfério.”