Ex-Embaixador dos EUA: ‘Todo Mundo Sabe que um Estado Palestino É um Estado Terrorista’
‘Nós, na América, temos que ajudar Israel a ficar mais confortável com a ideia da soberania israelense na Judéia e Samaria.’
WPRLD ISRAEL NEWS
Vered Weiss, World Israel News - 3 JUN, 2024
O ex-embaixador dos EUA em Israel, David Friedman, conversou com o Israel National News sobre a futilidade da retórica da solução de dois estados, a pressão dos EUA sobre Israel e a soberania judaica na Judéia e Samaria.
Friedman, presidente da Conferência de Jerusalém em Nova Iorque, reuniu-se com jornalistas no domingo na cidade de Nova Iorque.
Ele discutiu o projeto Um Estado Judeu, que busca uma alternativa à tão elogiada solução de dois Estados para Israel e os palestinos.
Friedman disse que assim que o presidente dos EUA, Joe Biden, mencionou uma solução de dois estados, logo após 7 de outubro, ele sentiu que Israel deveria responder imediatamente porque “era muito surdo”.
David Friedman disse que as condições que levaram ao 7 de Outubro foram como um “ensaio” para um Estado Palestiniano.
Ele disse: “Tivemos um ensaio em Gaza, nem um único judeu morando lá, nem um único soldado das FDI no terreno, bilhões de dólares sendo dados a eles… e eles pegaram todo o dinheiro e ou o embolsaram, ou eles construíram túneis ou armas terroristas.”
Ele acrescentou: “Nós, na América, temos que ajudar Israel a se sentir mais confortável com a ideia da soberania israelense na Judéia e Samaria”.
Friedman explicou por que acreditava que esta solução deveria ser aceitável para todos.
“Você pode apoiar isso se estiver à direita porque está feliz com a soberania; você pode apoiar isso na esquerda se achar que os palestinos deveriam ter uma vida melhor.”
Ele acrescentou: “Você pode apoiar isso (a soberania judaica na Judéia e Samaria) se você for secular, porque você apenas vê isso como a única maneira de Israel ter segurança, ou você pode apoiar isso se você for religioso e pensar que esta é a terra dada por D’us ao povo judeu, como eu.”
Embora a Arábia Saudita tenha afirmado que um Estado Palestiniano é um pré-requisito para a normalização das relações com Israel, David Friedman sugeriu que eles estão plenamente conscientes de que não é uma solução viável.
Friedman sugeriu que Israel abordasse seus aliados no Golfo e dissesse. ‘Olha, você continua falando sobre um Estado palestino – você sabe que isso não vai funcionar, nós sabemos que isso não vai funcionar.'”
Friedman explicou que acredita que a Arábia Saudita não quer, na realidade, um Estado Palestiniano, mas que a Administração Biden está a promover uma solução de dois Estados e a fingir que o ímpeto vem da Arábia Saudita.
Ele disse: “No final das contas, todos no Oriente Médio sabem que um Estado palestino é um Estado terrorista”.
Ele acrescentou: “É um renascimento do Hamas; é um renascimento das piores forças que confrontam não apenas Israel, mas também as nações sunitas moderadas.”