YesXorNo - SUBSTACK
10 AGOSTO, 2023
- TRADUÇÃO: GOOGLE / ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
Introdução
Visto que conheço a SFA sobre a África Ocidental ou o Níger em particular, aproveitei isso como uma oportunidade de pesquisa aberta. Veja abaixo uma lista de recursos sobre a África Ocidental e o Níger. Há também uma seção de notícias para eventos recentes e uma seção de Pessoas para o ex-presidente do Níger Mohamed Bazoum e o líder do golpe Líder da Guarda Presidencial General Abdourahamane Tchiani.
O TL;DR é que ainda não tenho ideia das causas. O que é óbvio é que o Níger é importante (principalmente para a França, embora também para os EUA, como descobriremos) porque a Chocoloate Cookie Coup Girl Nuland acabou de visitar.
Este artigo tenta fornecer uma coleção de recursos sobre o Níger para pessoas que gostariam de acrescentar um pouco de histórico à atual intervenção estrangeira no golpe interno do Níger.
Visão Geral
O site Culturas da África Ocidental fornece um mapa ao longo do tempo dos Reinos na região da África Ocidental que é instrutivo. Use os botões abaixo da imagem para escolher qual momento você deseja ver.
O resumo do Factbook da CIA sobre o Níger é excelente para uma rápida descrição do Níger, descrevendo todos os tópicos essenciais. Lembre-se de que os grupos de inteligência da CIA não executam golpes (teoricamente) e são muito bons no que fazem. Eu recomendo começar com seu resumo após a história cultural.
O Níger tem uma estrutura de governo interessante na qual um pequeno número de assentos na única casa do parlamento é reservado para seus cidadãos estrangeiros, ou diáspora:
5 assentos reservados para nigerianos que vivem no exterior - l assento por continente - eleitos em círculos eleitorais de assento único por maioria simples de votos
Economia e Recursos
O Níger tem muitos recursos, principalmente ouro, petróleo e urânio (e tório), e requer investimento para construir sua economia. Pode-se dizer que é um país colonizado clássico, desta vez pelos franceses, mas em total sintonia com a prática geral dos colonizadores cristãos caucasianos; é rico em recursos, sua história cultural é subestimada, sua economia é pouco desenvolvida e, onde é desenvolvida, é amplamente controlada pelos interesses coloniais (franceses).
O Níger está pronto para receber assistência no desenvolvimento de sua economia e no controle nacional de seus recursos. Assim, é um potencial playground (brinquedo) entre as forças geopolíticas concorrentes atualmente alinhadas, os colonizadores europeus representados pelos EUA/OTAN e os grupos asiáticos/não-alinhados em ascensão representados pela China/Rússia/BRICS/SCO com seus correspondentes "grupos de investimento " bancos do FMI/Banco Mundial e do Novo Banco de Desenvolvimento chefiado pela ex-presidente brasileira Dilma Roussef.
A economia do Níger sofreu durante o período COVID, embora sua economia tenha se recuperado bem desde então. O Níger exporta muito mais em valor do que importa, portanto, sua economia deve ser capaz de apoiar o investimento no país. Veja o que ela exporta como o que outras pessoas desejam e o que ela importa como o que seu povo precisa. Esses itens descrevem muito bem a falta de desenvolvimento econômico no Níger. Exporta produtos de mineração e produtos agrícolas enquanto importa produtos manufaturados (por exemplo, carros) e produtos de maior valor (por exemplo, vacinas).
O recurso de destaque é o urânio. O Níger para a produção de urânio é um pouco como a Ucrânia para o trigo. O Níger está no último lugar do grupo dos grandes produtores de Urânio, sendo o 7º, produzindo aproximadamente 2 000 das 48 000 toneladas mundiais de Óxido de Urânio (U3O8), ou cerca de 5%. Consulte as excelentes informações da Associação Nuclear Mundial sobre estoques, uso e mercados de urânio.
Geografia, Humana e Natural
A população do Níger é majoritariamente muçulmana (mais de 90%). Existem duas 'tribos' dominantes, uma com 53% e outra em torno da marca de 40%, com uma coleção de outros grupos culturais/étnicos menores. As línguas são o francês (de influência colonial) e as dos dois grupos dominantes.
O Níger é grande e fechado por terra. É predominantemente deserto/terra árida.
[Regiões administrativas e capital do Níger e seus vizinhos.]
Sua capital, Niamey, no sudoeste fica no importante rio Níger e tem um clima tropical.
O que é a CEDEAO?
Veja as fontes. É uma organização comercial da África Ocidental. Veja o relatório do Representante Comercial dos EUA.
A CEDEAO também é uma organização internacional local que foi “alavancada” pelos EUA para “investir” em sua presença militar local em nome do contraterrorismo. Não há dúvida de que vários grupos paramilitares que operam na África Ocidental causaram imenso sofrimento devido a ataques horríveis às populações locais.
O jornalista americano especialista na formação de forças americanas na região é Nick Turse, que vem relatando isso há mais de uma década. Turse costumava publicar regularmente no Tom's Dispatch e atualmente é um escritor colaborador do The Intercept.
O povo do golpe
O General Tchiani formou-se na Escola Nacional de Oficiais da Actividade, em Thiès, no Senegal e serviu em missões de paz da ONU, tendo sido condecorado por ter sido o primeiro oficial no local a proteger o local do crime do impacto do voo UTA 772 causado pelo uma mala-bomba a bordo em 1989. Além das três missões de paz da ONU de Tchiani, ele também serviu no combate ao tráfico de drogas em várias regiões do Níger. Ele pode, portanto, ser visto como um homem "confiável" treinado pelos franceses ou pelos que os substituíram no Senegal. Ele assumiu o cargo de Líder da Guarda Presidencial em 2011. O artigo da RFI (Radio France Internationale) menciona que algumas fontes o consideram muito próximo do ex-presidente.
O ex-presidente Bazoum substituiu o presidente Issoufou por dois mandatos (5 anos cada), naquela que foi a "primeira transferência de poder entre líderes eleitos desde a independência da França em 1960" (citando a Al Jazeera). O ex-presidente Issoufou acusou, sem produzir qualquer prova, Bazoum de fraude eleitoral sob a forma de "roubo e enchimento de urnas e ameaças contra eleitores". "O país empobrecido nos últimos anos tem lutado com ataques de grupos armados que se espalharam do Mali, no oeste, e da Nigéria, no sudeste."
O golpe parece bastante direto. O líder da guarda presidencial não gostou do presidente.
Fazendo algumas perguntas
Afirmo que, além dos franceses, quase ninguém fora da África Ocidental se importa com quem amaldiçoa quem é o presidente do Níger. Mas Vixen Nuland acabou de aparecer, então obviamente algo importante está em jogo. Eu não acho que seja 5% do suprimento mundial de urânio, ou ouro ou petróleo, embora talvez todos combinados.
A primeira pergunta é por que o Sr. Cara Bonzinho, o General, derrubou o Presidente? O que Bazoum fez de tão flagrante a ponto de exigir essa resposta? A questão mais importante é o que é que o gabinete do presidente controla que é tão importante para os EUA?
Os EUA têm aumentado suas forças na África em geral, conforme bem documentado por Nick Turse ao longo dos anos. Na verdade, o AFRICOM foi criado apenas alguns anos atrás. Os EUA têm duas bases militares no Níger (de acordo com WaPo), o que é um dos principais motivos de seu envolvimento.
O Níger é muito grande e, embora sem terra, tem sua capital Niamey no importante rio Níger. O Níger é geograficamente estratégico.
Os EUA nem mesmo são considerados um parceiro comercial significativo para a Nigéria, e é por isso que não acho que os recursos sejam o problema (urânio, ouro, petróleo, etc.).
Talvez a questão chave seja com quem o General está alinhado? O presidente deposto mudou as políticas que mudam as alianças para o gosto dos EUA e para a antipatia da facção do poder local à qual o General está alinhado? Quando as duas bases americanas foram aprovadas pelo Níger? Foi sob o agora deposto presidente? Lembre-se, o Níger é uma nação muçulmana que ainda é terrivelmente subdesenvolvida. Como comentarista do Democracy Now! A entrevista acredita nas notas, a população local está vendo investimentos em instalações militares chegando ao país, tanto dos EUA quanto da França, enquanto sua infraestrutura permanece extremamente pobre.
O atual envolvimento dos EUA parece ser baseado na defesa de seu investimento na grande base de drones no Níger (Airbase 201, ou como quer que seja chamado). Nick Turse o viu e diz que custou 110 milhões para construir e requer de 20 a 30 milhões de USB para manter a cada ano. Esta base de drones é o centro de vigilância dos EUA na África Ocidental. Drones lançados a partir dele também podem carregar armas. A suposição de que esta base de drones é a principal razão para o envolvimento dos EUA é reforçada pelo fato de que os EUA ainda não descreveram o óbvio golpe de estado como tal. Isso porque, uma vez feito isso, várias formas de ajuda, inclusive militar, são imediatamente afetadas. Assim, essa falta deliberada de chamar uma pá de pá (ou um golpe de golpe) é motivada pelo desejo do regime dos EUA de continuar a financiar vários programas, com “assistência militar” provavelmente muito alta entre eles.
Se os habitantes locais estão ficando arrogantes com a continuação do domínio colonial, como parece ser o caso dos vizinhos Burkino Faso e Mali, a resposta dos EUA pode ser não apenas sobre o Níger, mas sobre um grupo emergente de nações rebeldes da África Ocidental.
Os tolos de sempre (Blinkenlights e Nuland) parecem estar executando alguma teoria de que Wagner (a empresa militar privada russa, semelhante à Blackwater de Eric Prince, agora Academi) está de alguma forma envolvida. Deixe-os produzir algumas evidências. O que aconteceu recentemente foi uma reunião de líderes africanos na Rússia. Acho que a Rússia não tem nada a ver com isso. Mas, como observado, o Níger está esperando por investimentos significativos no desenvolvimento de sua economia e os chineses podem ver uma oportunidade. Livrar-se de uma base de drones dos EUA no processo seria uma boa cereja no topo. Mas isso provavelmente seria administrado pelo Novo Banco de Desenvolvimento, e o BRICS exigiria a aprovação da África do Sul. Então, é tudo teórico.
Isso parece local.
FONTES >
Niger (Summary), The World Factbook, CIA
Niger, Observatory of Economic Complexity
Niger’s Top 10 Exports, Daniel Workman, World's Top Exports, 2022-09-13 (based on source data accesses)
Wait, or use the 'buttons' at the bottom to see the changes in the ruling cultural groups over time in West Africa.
Niger, Wikipedia
Niger (the whole article, not just the summary linked above), The World Factbook, CIA
western Africa, Britannica
Geography
Landscapes of West Africa: A Window on a Changing World, Earth Resources Observation and Science (EROS) Center, USGS
What is ECOWAS?
Economic Community of West African States (ECOWAS), US Trade Representative
Economic Community of West African States, Wikipedia
ECOWAS, Their website
Uranium
Uranium Markets, World Nuclear Association
World Uranium Mining Production, World Nuclear Association
News
After Years of U.S. Military Aid, Terror Attacks Still Rise in Niger, Nick Turse, The Intercept, 2023-04-02
Niger general Tchiani named head of transitional government after coup, Staff, Al Jazeera, 2023-07-28
Nigeria-led regional bloc ready to flex its muscle in Niger, Peter Beaumont, The Guardian, 2023-08-04
Niger is slipping away from the West, Ishaan Tharoor, Washington Post, 2023-08-09
Will Nigeria Reclaim Its Role as a Regional Power?, Afolabi Adekaiyaoja, Foreign Policy, 2023-08-02
Niger’s Coup Is a Turning Point for Africans, Howard W. French, Foreign Policy, 2023-08-08
People
(deposed) President Mohamed BAZOUM, Wikipedia
Mohamed Bazoum (1960- ), Blackpast, David Zuber, 2022-05-15
Mohamed Bazoum declared Niger's new president, Al Jazeera, 2021-02-23
General Abdourahamane Tchiani, Wikipedia
Who is General Tchiani, head of Niger's new military government?, RFI (Radio France Internationale), 2023-07-29
US Bases and French Military Presence
Blowback in Africa: U.S.-Trained Officer Overthrows Pro-U.S. Leader in Niger, U.S. Drone Base Site, Amy Goodman interviews Nick Turse and others, Democracy Now, 2023-08-04