(FAÇA GORA!!!) Você consegue reconhecer a superstição quando a vê? Faça este teste de 10 pontos para descobrir <RELIGION
Atribuir a eficácia das orações ou dos sinais sacramentais à sua mera realização externa, independentemente das disposições interiores que eles exigem, é cair na superstição
NATIONAL CATHOLIC REGISTER
Patti Maguire Armstrong - 17 AGOSTO, 2023
- TRADUÇÃO: GOOGLE / ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
https://www.ncregister.com/blog/quiz-on-superstition
‘Superstition is the deviation of religious feeling and of the practices this feeling imposes. … To attribute the efficacy of prayers or of sacramental signs to their mere external performance, apart from the interior dispositions that they demand, is to fall into superstition.’ (CCC 2111)
Os católicos podem cair na superstição sem perceber. Os exorcistas advertem contra o envolvimento com o ocultismo e as superstições, pois abrem a porta para poderes que não são de Deus. No mundo espiritual, existem apenas duas escolhas: Deus ou o diabo.
As Escrituras nos advertem: “Não se voltem para fantasmas nem consultem espíritos pelos quais vocês serão contaminados” (Levítico 19:31). O Primeiro Mandamento nos diz: “Eu sou o Senhor teu Deus; não terás falsos deuses diante de mim”.
Entre muitas entrevistas com exorcistas ao longo dos anos e também testemunhando bons católicos depositando fé em crenças supersticiosas, criei um questionário para ajudar a identificar armadilhas espirituais comuns.
Verdadeiro ou falso:
(1) Ler horóscopos apenas por diversão não é um problema se você não acredita neles.
(2) Não há nada de errado em usar minha camisa da sorte para um grande desafio.
(3) Medalhas abençoadas podem ser usadas para proteção espiritual.
(4) Jogar moedas em um lago dos desejos e fazer um desejo é bom apenas por diversão.
(5) Maldições são reais e podem prejudicá-lo.
(6) Enterrar uma estátua de São José é uma prática católica aceitável.
(7) Rezar a mesma oração curta repetidamente como um mantra é mais supersticioso do que devoto.
(8) Bater na madeira para afastar o azar depois de tentar o destino é um hábito inofensivo.
(9) A água benta é apenas um símbolo, não algo com poder ligado a ela. Se você o trata como tendo poder, você é supersticioso.
(10) Marcar uma porta com uma bênção da Epifania é como colocar uma ferradura sobre sua porta - ambos são simplesmente símbolos de proteção.
Respostas:
(1) A Catholic Answers explica que os horóscopos vão contra o Primeiro Mandamento. Se você os lê “apenas por diversão”, encontre um novo hobby.
(2) Alguns dizem que a “camisa da sorte” é apenas um cobertor de segurança, nada supersticioso. Usar algo para se sentir bem ou parecer bem para criar confiança não é um problema. Se você veste algo acreditando que lhe dá boa sorte, que atribui poder a um objeto e, portanto, supersticioso.
(3) Uma vez abençoadas, as medalhas são sacramentais que realmente oferecem proteção. A Catholic Answers explica: “Só o poder de Deus pode nos proteger. Acontece que às vezes Deus revelou, diretamente ou por meio de um de seus santos, que concederá proteção ou cura com o uso de uma medalha que representa nossa fé em seu amor por nós”.
De acordo com Allison Gringas, autora de Encountering Signs of Faith My Unexpected Journey with Sacramentals, the Saints, and the Abundant Grace of God, “Os sacramentais são místicos, não mágicos; lembretes, não talismãs; e avenidas de graça, não doadores de graça. Eles são maneiras lindas e tangíveis de abraçar a graça abundante que Deus tem para cada um de nós. A graça, seu dom imerecido, mas gratuito, de seu Espírito Santo dentro de cada um de nós, nos ajuda a seguir sua vontade para nós, crescer em santidade e oferecer continuamente nosso sim para ser seus filhos e filhas amados.
(4) Supersticioso. Moedas não concedem desejos, mas Deus ouve nossas orações. Se você fizer um desejo e jogar uma moeda em um lago, para onde você acha que seu desejo está indo?
(5) Se você deve ter medo se alguém lançar uma maldição sobre você, depende de você. Os exorcistas freqüentemente veem pessoas sofrendo de maldições. Em entrevista para um artigo anterior, o padre Vincent Lampert, exorcista da diocese de Indianápolis, disse que com fé não precisamos temer o mal.
“O poder de Deus é maior que o poder do mal. Não carrego comigo um saco de truques, trago o poder e a autoridade de Jesus Cristo que ele deu à sua Igreja. Se ficarmos longe do ocultismo, formos à missa, tivermos fé em Deus e rezarmos, estaremos protegidos e até mesmo uma maldição recairá sobre nós. O demônio já está fugindo se você vai à igreja e principalmente se está recebendo a Comunhão”.
Segundo ele, as pessoas que desejam alívio do mal precisam crescer na fé. “Se eles não vão mudar nada em suas vidas, jogar água benta neles e rezar não adiantará nada”, disse ele. “Eles têm que estar dispostos a orar e se aproximar de Deus.”
(6) Não enterre uma estátua de São José, diz o padre Calloway, autor de Consagração a São José: as maravilhas de nosso pai espiritual. “As estátuas representam uma pessoa e devem ser veneradas acima do solo, não enterradas no solo. ... Faça o que fizer, nunca enterre uma estátua de São José de cabeça para baixo. As pessoas às vezes fazem essa prática bizarra como uma forma de suborno espiritual, prometendo virar a estátua de São José de cabeça para baixo apenas se sua casa for vendida. Tal prática é semelhante a tratar uma estátua de São José como um talismã ou um amuleto de boa sorte. São José é seu pai espiritual, não uma bugiganga.
(7) Repetir uma oração curta repetidamente conecta você com Deus. Os mantras que não se conectam com Deus, mas acreditam que ele tem algum poder, são ocultos.
(8) Bater na madeira como proteção contra a tentação do destino não é voltar-se para Deus. A fixação na madeira pode vir de velhos mitos sobre bons espíritos nas árvores ou de uma associação com a cruz cristã. Frases semelhantes são conhecidas por serem ditas em vários idiomas, sugerindo o desejo de não perturbar um universo rancoroso. Em vez disso, faça uma oração.
(9) A água benta abençoada por um padre é abençoada por Deus em virtude do batismo de Cristo. A Igreja Católica possui o poder de conceder a graça sacramental. A água benta como sacramental recebe seu poder através da oração e da autoridade da Igreja.
(10) As ferraduras foram inicialmente consideradas sortudas pelos ferreiros, acreditando que o fogo e o ferro tinham poderes mágicos e podiam afastar os espíritos, mas as pontas devem apontar para cima. Definitivamente supersticioso.
Pintar sua porta com giz significa inscrever 23 + C + M + B + 23 com giz sobre uma porta. Parece supersticioso, mas não é. As letras representam as iniciais dos Magos – Caspar, Melchior e Balthazar – que vieram visitar Jesus. É também uma abreviação da frase latina, Christus mansionem benedicat: “Que Cristo abençoe a casa”. Os sinais “+” representam a cruz, e o número no início e no fim marcam o ano.
A inscrição é um pedido para que Cristo abençoe o lar durante todo o ano. É uma prática antiga em todo o mundo, feita no dia de Ano Novo ou na tradicional Festa da Epifania.
Em todos os casos, ficar longe da superstição significa não aceitar práticas que quebram o Primeiro Mandamento – nem mesmo “apenas por diversão”. Qualquer reivindicação de poder que não venha de Deus é contra ele. Somente Deus pode derramar bênçãos sobre nós e nos proteger do mal para vivermos nossa melhor vida.
***
Patti (Maguire) Armstrong é uma jornalista premiada e foi editora executiva e coautora do best-seller Amazing Grace Series. Seus livros mais recentes são a segunda edição bem-humorada e inspiradora Querido Deus, eu não entendo, querido Deus, você não pode estar falando sério!, o que Monica faria? e Santo Hacks. Patti trabalhou em assistência social e administração pública antes de ficar em casa como redatora freelance enquanto ela e Mark criavam seus 10 filhos em Dakota do Norte. Siga-a no Twitter em @PattiArmstrong e leia seu blog em PattiMaguireArmstrong.com.