Fatwa anti-Trump dos grandes aiatolás iranianos: qualquer pessoa ou regime que ameace o líder é inimigo de Deus e do islamismo e sua punição é a morte
Tradução: Heitor De Paola
Em 29 de junho de 2025, o Grande Aiatolá Nasser Makarem Shirazi emitiu uma fatwa declarando que a punição para o presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que ameaçaram o líder supremo iraniano Ali Khamenei de assassinato, é a mesma que a punição para muhareb – ou seja, uma pessoa definida como inimiga de Deus e do Islã que ameaça gravemente ou conduz uma rebelião armada contra a ordem pública islâmica. No islamismo xiita, e particularmente sob a lei religiosa iraniana, a punição para isso é particularmente severa e geralmente é a morte; menos frequentemente, pode ser o exílio, a amputação do braço direito e da perna esquerda do transgressor ou a crucificação.
Vale ressaltar que o presidente Trump nunca ameaçou assassinar Khamenei e houve até relatos de que ele impediu tal assassinato.
Makaram Shirazi, de 98 anos, é um dos maiores clérigos religiosos do Irã, com a patente de Grande e a autoridade de um Marja'i Taqlid, o mais alto nível religioso, que obriga seus seguidores a obedecê-lo e a imitar moralmente suas posições em cada uma de suas fatwas. Esta fatwa, escrita à mão por ele, foi emitida em resposta a uma pergunta religiosa de fiéis que perguntavam sobre a punição para qualquer pessoa – ou seja, os líderes dos EUA e de Israel – que ameaçasse especificamente assassinar o líder supremo iraniano.
Makaram Shirazi escreveu em sua fatwa que a punição para tal pessoa que ameaça Khamenei é a mesma que para um muhareb cujo assassinato é permitido, e que qualquer colaboração com essa pessoa é proibida. Ele acrescentou que todos os muçulmanos devem se esforçar para fazer com que os transgressores se arrependam de suas ações, mesmo que tenham que sofrer por isso, e que a recompensa desses muçulmanos será a mesma que a dos combatentes da jihad.
No dia seguinte, 30 de junho, o Grande Aiatolá Hossein Nouri Hamedani publicou uma fatwa semelhante, em resposta a um pedido que lhe foi submetido para estabelecer um preço alto para qualquer um que ameaçasse a vida de Khamenei, na forma de uma fatwa histórica que expressasse o poder do Islã que dissuadirá os Estados Unidos e Israel. Hamedani, uma das mais proeminentes autoridades religiosas xiitas no Irã e filiado à corrente revolucionário-conservadora, declarou que qualquer dano ou insulto a Khamenei era fundamentalmente dano ou insulto ao Islã, e que a punição para qualquer um que o prejudicasse ou ameaçasse era semelhante à de um muhareb. Ele acrescentou que proteger Khamenei era uma obrigação religiosa de todos os muçulmanos e que qualquer assistência àqueles que o prejudicassem também era considerada punível com a morte, de acordo com a religião.
O que se segue é uma tradução das fatwas pelos aiatolás Makaram Shirazi e Hossein Nouri Hamedani:
O aiatolá Nasser Makaram Shirazi foi questionado : "Nos últimos dias, fomos testemunhas de que o presidente dos Estados Unidos e os líderes do regime sionista ameaçaram repetidamente assassinar o líder supremo da República Islâmica e alguns clérigos e autoridades religiosas [ou seja, os grandes aiatolás]. Pedimos a Vossa Excelência que esclareça: Qual é a sentença religiosa para qualquer um que ameace as autoridades religiosas e o líder da sociedade islâmica? E se Deus nos livre que tal operação seja realizada pelo governo dos Estados Unidos ou por qualquer outro elemento, qual é a obrigação dos muçulmanos em todo o mundo? Que Deus preserve e mantenha os clérigos divinos, as autoridades religiosas e o Líder Supremo da Revolução à sombra dos seguidores do Imã do Tempo [o Mahdi, o Messias Xiita], e afaste a maldade dos descrentes e dos inimigos da religião de Deus."
Resposta do Aiatolá Makaram Shirazi: "Em nome de Alá, o Clemente e o Beneficente, qualquer pessoa ou regime que ameace o líder da ummah islâmica [Khamenei] ou suas autoridades religiosas, com o objetivo de prejudicar a ummah e seu governo, ou que de fato a ataque, é considerado um muhareb . Qualquer cooperação com ele [o agressor] ou o reforço a ele por muçulmanos ou governos islâmicos é estritamente proibida. Todos os muçulmanos ao redor do mundo são obrigados a fazer com que esses inimigos se arrependam de suas palavras e ações, e se tiverem que suportar dificuldades ou danos por isso, sua recompensa será a mesma de um combatente da jihad por Alá. Que seja da vontade de Deus proteger a sociedade islâmica de seus inimigos e apressar o aparecimento do Imam Mahdi." [1]
Em 30 de junho de 2025, o Grande Aiatolá Hossein Nouri Hamedani publicou uma fatwa semelhante, após uma consulta sobre "ameaças do presidente dos EUA" e "dos líderes do regime sionista" de prejudicar Khamenei. A fatwa o instou a estabelecer um preço alto por tais atos com uma fatwa histórica que esclarecesse o poder do Islã e dissuadisse os Estados Unidos e o sionismo de continuarem com suas ameaças.
Em sua resposta, Nouri Hamedani declarou que qualquer ataque ou ameaça contra Khamenei é considerado dano ou ameaça ao islamismo, e a sentença para qualquer um que cometa tal ato é a mesma que para um muhareb.
Resposta de Hamedani: "Em nome de Alá, o Clemente e o Beneficente, que a paz esteja convosco. Conforme consta na declaração à qual o senhor se referiu, qualquer dano ou insulto às autoridades da lei religiosa xiita, e em particular ao Aiatolá Khamenei, é considerado um dano aos fundamentos do Islã. Hoje, Sua Excelência [Khamenei] lidera a comunidade islâmica com força e coragem, e não há dúvida de que é uma obrigação religiosa apoiá-lo. Qualquer tentativa de enfraquecê-lo, especialmente neste momento em que os inimigos do Islã, do Alcorão e dos Ahl Al-Bayt [xiitas] se uniram, é estritamente proibida. Portanto, qualquer ameaça ou dano a ele ou às autoridades da lei religiosa xiita por uma pessoa ou um Estado é considerado punível como um muhareb , e qualquer pessoa que colabore com tal ato está sujeita à mesma punição. Que Deus Todo-Poderoso faça com que Sua Excelência, o Imã Oculto, esteja satisfeito conosco." [2]
https://www.memri.org/reports/anti-trump-fatwa-iranian-grand-ayatollahs-any-person-or-regime-who-threatens-leader-enemy
[1] Irna.ir/news, 29 de junho de 2025.
[2] Irna.ir, 30 de junho de 2025.