Fauci é acusado de mentir ao Congresso, usando e-mail privado com jornalista do ‘Beaglegate’
Um grupo de vigilância está acusando o Dr. Anthony Fauci de ter mentido ao Congresso no mês passado, quando afirmou que nunca usou e-mail privado para conduzir negócios oficiais.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F316b05d4-ecce-4e9f-a091-0d71d7a40fa0_1024x683.jpeg)
NEW YORK POST
Josh Christenson - 29 JUL, 2024
Um grupo de vigilância está acusando o Dr. Anthony Fauci de ter mentido para o Congresso no mês passado quando ele alegou que nunca usou e-mail privado para conduzir negócios oficiais, apontando para registros recém-obtidos sobre o escândalo "Beaglegate" - embora seu advogado tenha negado todas as irregularidades.
Fauci, 83, disse a um jornalista em outubro de 2021 que entraria em contato com eles por meio de seu endereço de e-mail privado durante uma tempestade de relações públicas sobre pesquisas conduzidas em filhotes de beagle por seu Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, mostram os registros FOIA obtidos pelo White Coat Waste Project e compartilhados exclusivamente com o The Post.
A polêmica pesquisa financiada pela agência incluiu o tormento e a matança de filhotes de beagle na Tunísia para aprender mais sobre uma doença parasitária. O NIAID inicialmente negou o envolvimento, mas Fauci confirmou este ano que sua agência de fato aprovou as bolsas para os experimentos.
“Vou lhe enviar um e-mail pela minha conta do Gmail”, disse Fauci em um e-mail datado de 29 de outubro de 2021 para a repórter do Washington Post, Yasmeen Abutaleb, que expressou simpatia pela onda de “artigos malucos” que estavam surgindo sobre o chefe do NIAID.
E-mails anteriores no tópico mostram que Fauci compartilhou um artigo do site de checagem de fatos de tendência esquerdista Snopes sobre sua supervisão de testes clínicos de medicamentos para HIV em crianças adotivas durante a década de 1980, em uma tentativa aparente de lançar dúvidas sobre sua conexão com os experimentos com beagles.
O artigo do Snopes fez referência a "rumores" destinados a "depreciar" o diretor do NIAID, que incluíam alegações de que os testes de HIV "assassinaram crianças deficientes". Também sugeriu que Fauci não era responsável por alegações que incluíam sua aprovação dos experimentos com cães tunisianos financiados pelos contribuintes, o que na época havia motivado uma carta bipartidária de condenação de membros do Congresso.
“De acordo com nossa discussão, mais do mesmo”, Fauci escreveu ao jornalista, aparentemente descartando perguntas sobre os experimentos como ridículas — embora ele tenha confirmado mais tarde a um subcomitê da Câmara em 3 de junho que ele “aprovou” as bolsas que os financiaram.
O White Coat Waste Project em 2022 também divulgou documentos internos do NIAID que incluíam a proposta completa de bolsa.
![Dr. Anthony Fauci Dr. Anthony Fauci](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F0dd52d78-8317-44e3-afa7-c224deb6ee90_782x1023.jpeg)
A troca de e-mails levanta sérias questões sobre Fauci potencialmente conduzindo negócios do governo de uma conta privada — em violação direta das leis federais de manutenção de registros e seu próprio depoimento ao Congresso no início deste ano.
David Schertler, um advogado de Fauci, disse ao The Post que o ex-chefe do NIAID "mantém seu depoimento de 3 de junho perante o Congresso".
"O e-mail ao qual você se refere envolveu um assunto pessoal e não um assunto relacionado a negócios do governo", disse Schertler, que também representa a esposa do senador condenado Bob Menendez, Nadine Menendez, em um caso abrangente de corrupção federal.
![Representative Marjorie Taylor-Greene, Republican of Georgia, holds up an image of an experimentation with dogs, as she questions Dr. Anthony Fauci, former director of the National Institute of Allergy and Infectious Diseases during a House Select Subcommittee on the Coronavirus Pandemic hearing on Capitol Hill, in Washington, DC, June 3, 2024. Representative Marjorie Taylor-Greene, Republican of Georgia, holds up an image of an experimentation with dogs, as she questions Dr. Anthony Fauci, former director of the National Institute of Allergy and Infectious Diseases during a House Select Subcommittee on the Coronavirus Pandemic hearing on Capitol Hill, in Washington, DC, June 3, 2024.](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F94ba6904-74df-4406-8d06-6eef98b91787_1024x682.jpeg)
“Por esse motivo, o Dr. Fauci usou sua conta de e-mail pessoal para se comunicar sobre o assunto”, ele acrescentou.
Mas o fundador e presidente do White Coat Waste Project, Anthony Bellotti, disse ao The Post que o e-mail era a prova de que Fauci “violou a lei federal”.
“Nós seguimos o dinheiro e expusemos como Fauci mentiu sob juramento sobre não financiar o ganho de função no laboratório animal de Wuhan, que ele mentiu sobre não financiar a tortura de beagles na Tunísia e, agora, que ele violou a lei federal ao usar seu e-mail pessoal para fugir de solicitações de FOIA sobre o Beaglegate e se comunicar secretamente com um repórter do Washington Post que então publicou desinformação do NIH para protegê-lo e nos desacreditar”, Bellotti disse ao The Post.
“Fauci é o garoto-propaganda da corrupção governamental e o Congresso precisa responsabilizá-lo por seus abusos, que acarretam penalidades criminais, incluindo multas e prisão”, ele acrescentou.
Representantes do NIAID não responderam a um pedido de comentário, nem Abutaleb.
Em uma checagem de fatos no mês passado sobre o experimento Beagle, o Washington Post mostrou que o projeto do NIH na Tunísia foi apagado de um banco de dados de subsídios semanas depois que membros da imprensa começaram a perguntar sobre ele em 2021 como resultado do White Coat Waste Project ter descoberto os experimentos.
Fauci pediu à equipe do NIAID detalhes do subsídio naquele ano no final de outubro. Um dos funcionários da agência posteriormente pressionou o periódico que publicou o estudo a remover sua afiliação, de acordo com documentos internos do NIAID obtidos pelo White Coat Waste e relatados pelo Washington Post.
Representantes do NIAID disseram posteriormente que ele financiou um estudo separado, mas semelhante, envolvendo moscas-da-areia.
![Dr. Anthony Fauci, former Director of the National Institute of Allergy and Infectious Diseases, arrives to testify before the House Oversight and Accountability Committee Select Subcommittee on the Coronavirus Pandemic at the Rayburn House Office Building on June 03, 2024 in Washington, DC. Dr. Anthony Fauci, former Director of the National Institute of Allergy and Infectious Diseases, arrives to testify before the House Oversight and Accountability Committee Select Subcommittee on the Coronavirus Pandemic at the Rayburn House Office Building on June 03, 2024 in Washington, DC.](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F273ef262-09a3-42e5-b7ae-3532ae3323f4_1024x682.jpeg)
Em suas memórias recentes, Fauci condenou os relatórios sobre os experimentos, que tinham moscas-da-areia famintas se alimentando de filhotes de beagle que depois foram sacrificados, como "mentiras" e "loucura" da "extrema direita" — mas antes da publicação do livro, ele disse ao Congresso que "os aprovou porque foram aprovados por uma revisão por pares".
Essa admissão veio em seu depoimento de 3 de junho perante o Subcomitê Seleto da Câmara sobre a Pandemia do Coronavírus, que havia obtido anteriormente um tesouro de e-mails explosivos mostrando que um de seus principais conselheiros usou uma conta de e-mail privada para fugir de solicitações de FOIA e se gabou de excluir outras "armas fumegantes".
As trocas incluíram e-mails entre o ex-conselheiro sênior, Dr. David Morens, e o presidente da EcoHealth Alliance, Dr. Peter Daszak, cuja organização recebeu mais de meio milhão em financiamento do NIH para ajudar a conduzir experimentos de ganho de função no Instituto de Virologia de Wuhan a partir de 2014.
"[N]ão há preocupação com FOIAs. Posso enviar coisas para Tony em seu gmail privado [sic], ou entregá-las a ele no trabalho ou em sua casa”, escreveu Morens em um e-mail de 21 de abril de 2021 para Daszak, implicando Fauci no que ele chamou de “canal secreto”.
Fauci negou conhecimento das ações de seu antigo companheiro, dizendo aos membros do painel do Subcomitê da COVID da Câmara: "Não tenho ideia do que ele está falando. Não há canal secundário no NIAID".
"Você se comunicou com alguém relacionado a algo relacionado ao NIH ou com o Dr. Morens em um e-mail particular?" A deputada Nicole Malliotakis (R-NY) também perguntou a ele na audiência.
"Não faço negócios com o governo no meu e-mail particular", respondeu Fauci.
Malliotakis disse ao The Post na segunda-feira que o e-mail era mais uma "prova" de "má conduta grave" de Fauci e seus assessores no NIAID e no NIH.
"Esse comportamento antiético mina a confiança pública e levanta sérias preocupações sobre a integridade de nossas instituições de saúde pública", disse ela. "Onde há fumaça, há fogo, e o Congresso deve agir imediatamente para responsabilizá-lo por mentir sob juramento e obter o quadro completo para o povo americano".
O presidente do subcomitê da COVID, Brad Wenstrup (R-Ohio), recomendou Daszak para processo com base em seu depoimento enganoso ao painel, enquanto a EcoHealth Alliance foi suspensa de receber mais subsídios e o Instituto de Virologia de Wuhan foi impedido de receber financiamento dos EUA pelos próximos 10 anos.
A organização sem fins lucrativos sediada em Manhattan negou ter ajudado a financiar experimentos de ganho de função no laboratório de Wuhan ou não ter cumprido os termos de sua bolsa do NIH.
Morens, que atuou como principal conselheiro de Fauci no NIAID de 1998 a 2022, está atualmente de licença e é objeto de uma investigação interna do NIH por suas evasões de FOIA e suposta exclusão de registros federais.
Wenstrup disse que ele também estava potencialmente aberto a processo criminal.
O subcomitê da COVID da Câmara exigiu mais tarde que os advogados de Fauci também entregassem quaisquer registros pessoais de e-mail e celular que pertencessem às origens da COVID depois que a conduta de Morens veio à tona, mas seus advogados informaram ao painel que não tinham documentos que respondessem à solicitação.
Um ex-investigador federal disse ao The Post que a produção do White Coat Waste FOIA "justifica investigações sobre o uso potencial de e-mails pessoais pelo Dr. Fauci para conduzir negócios oficiais do NIH".
Wenstrup indicou antes que seu comitê não tem medo de usar seu poder de intimação.