FBI invade casa do prefeito democrata de uma cidade grande nas primeiras horas da manhã
Agentes do FBI invadiram a casa de Sheng Thao, o em apuros prefeito democrata de Oakland, Califórnia, na terça-feira.
WESTERN JOURNAL
Jack Davis - 21 JUN, 2024
Agentes do FBI invadiram a casa de Sheng Thao, o em apuros prefeito democrata de Oakland, Califórnia, na terça-feira.
Em um comunicado enviado por e-mail, a agência disse: “O FBI está conduzindo atividades de aplicação da lei autorizadas pelo tribunal em Maiden Lane. Não podemos fornecer informações adicionais neste momento”, de acordo com a KPIX-TV de São Francisco.
A KGO-TV informou que fontes policiais disseram que a operação fazia parte de um caso mais amplo de corrupção pública envolvendo o FBI, a Receita Federal e os Correios dos EUA.
“Talvez eles nem estejam incluídos, as autoridades locais da cidade, mas estão sendo mantidos no escuro. Isso parece uma situação bastante séria”, disse a especialista em aplicação da lei Lisa Hill.
As incursões também ocorreram na quinta-feira nos escritórios da California Waste Solutions e nas casas dos funcionários da California Waste Solutions, Andy Duong, David e Linda Duong.
Nina Medina, presidente da Associação Nacional Latina de Oficiais de Paz, que estava na vizinhança com amigos, disse: “Por volta das seis da manhã, ouvi uma voz masculina gritando para abrir a porta. Abra a porta."
“O governo federal não força nem obtém mandados de entrada na residência de alguém sem causa provável”, disse Medina. “E quando chega, na minha experiência, ao nível do governo federal, você está falando sobre algumas questões significativas.”
Brenta Harbin-Forte, líder de um grupo que tenta destituir Thao do cargo, disse: “Embora a operação do FBI não prove a sua culpa na investigação em curso, já temos várias armas fumegantes que indicam a falta de aptidão de Thao para cargos públicos”.
Foram retiradas cerca de 20 caixas de materiais, várias delas com “Andy Duong”, segundo KPIX. A KGO disse que sacos de lixo cheios de itens também foram removidos.
A representante da California Waste Solutions, Teresa Hoang, disse que a empresa estava cooperando com as autoridades e que estava “confiante de que o governo concluirá que eles não estão envolvidos em nada ilegal”, de acordo com a KPIX.
A família Duong “lidou com muitas injustiças nas últimas três décadas”, disse ela.
“Esta não é a primeira vez que tivemos que lidar com coisas assim. Cada vez que saímos limpos”, disse Hoang.
Thao tem sido criticado por demitir o ex-chefe de polícia LeRonne Armstrong e deixar o emprego vago por mais de um ano.
Armstrong classificou os ataques como “um dia triste para a cidade de Oakland”.
“Oakland está em crise. O gabinete do prefeito está em crise”, disse o consultor político Sam Singer, segundo a KGO.
“Nas últimas 24 horas, 40 mil eleitores entregaram assinaturas para a destituição do prefeito. Esta manhã, ela acorda e o FBI está derrubando sua porta. Não vejo como ela superará isso, é provável que ela acabe tendo que renunciar”, disse Singer.
A operação do FBI ocorreu dois dias depois de os críticos de Thao terem apresentado petições com mais de 40.000 assinaturas para forçar uma votação revogatória em Novembro para a destituir do cargo.
O esforço precisa de 24.644 assinaturas válidas para chegar à votação, segundo o KPIX.
Jack Davis is a freelance writer who joined The Western Journal in July 2015 and chronicled the campaign that saw President Donald Trump elected. Since then, he has written extensively for The Western Journal on the Trump administration as well as foreign policy and military issues.