FINALMENTE! ISRAEL ATACA O IRÃ!
“Um povo se levantará como um leão”
Presidente do Estado de Israel, Isaac Herzog:
Na noite passada e hoje, diante de nossos olhos e dos olhos de todo o mundo, a força do Estado de Israel voltou a se revelar — através dos braços longos de suas forças de segurança, atuando com criatividade, precisão e coragem para remover de nós uma ameaça muito grave.
Devemos profunda gratidão aos soldados — homens e mulheres — às FDI, ao Mossad, ao Shin Bet e a todos os ramos de segurança e seus comandantes que agiram e continuam a agir em uma impressionante demonstração de coordenação.
Parabenizo o Primeiro-Ministro, o Ministro da Defesa, o Gabinete de Segurança, o Chefe do Estado-Maior, os chefes do Mossad e do Shin Bet, e todos os envolvidos e parceiros nas decisões desta campanha crítica.
Desde o desastre de 7 de outubro, estamos no meio de uma batalha complexa e em múltiplas frentes. Ela exige um preço alto de nós e demanda determinação, serenidade e fé na justiça do nosso caminho. Apesar das muitas dificuldades, testemunhamos repetidamente a dedicação incansável de nossos filhos e filhas nas FDI, no Mossad, no Shin Bet e em todas as forças de segurança. Quero expressar meu profundo agradecimento a todos que foram convocados para o serviço de reserva, que largaram tudo e vieram — mais uma vez. Saúdo a eles e suas famílias.
Dias desafiadores e momentos difíceis estão por vir, que devemos enfrentar juntos. Acredito de todo o coração que, juntos — podemos superar. Juntos construiremos uma nova realidade, mais segura e mais justa — não apenas para nós, mas para todo o Oriente Médio.
Renovo meu apelo ao público para que permaneça atento e siga estritamente as instruções do Comando da Frente Interna, que salvam vidas, e para que cuide do bem-estar físico e emocional de quem está próximo.
Mesmo agora, não esquecemos por um momento sequer nossos 53 irmãos e irmãs que estão presos no inferno do cativeiro em Gaza. Continuaremos a fazer tudo ao nosso alcance para trazê-los de volta para casa.
Que este seja um Shabat de boas notícias.
Ministro das Relações Exteriores Gideon Sa’ar:
O Gabinete de Segurança tomou ontem à noite uma decisão histórica, corajosa e necessária para remover a ameaça de aniquilação sobre Israel. Em situações como essa, os tomadores de decisão devem se perguntar não apenas quais serão os ganhos e os custos de uma ação militar, mas também qual seria o custo da inação. Neste caso: colocar Israel em perigo existencial.
Já em 8 de outubro de 2023, no dia seguinte ao massacre horrível, escrevi: “Ontem foi o primeiro dia da guerra do Irã contra Israel.”
Tenho orgulho de que, durante este período histórico para o Estado de Israel, tive o privilégio e a força de tomar uma decisão patriótica — de me juntar ao governo liderado por Benjamin Netanyahu e participar ativamente das decisões cruciais. Eu sabia que pagaria um preço pessoal por isso. Mas isso não significa nada para mim, comparado ao que está em jogo. Não é improvável que, se meus colegas e eu não tivéssemos fortalecido o governo e o Estado durante a guerra mais difícil desde a Guerra da Independência, as coisas poderiam ter se desenvolvido de maneira muito diferente, e Israel talvez não tivesse conseguido se concentrar na campanha contra seus inimigos como exigido neste momento.
Parabenizo o Primeiro-Ministro Netanyahu pela difícil decisão que liderou, navegando com firmeza nos âmbitos diplomático e de segurança sob uma realidade extremamente complexa.
Nas últimas horas, estive focado em conversas com ministros das Relações Exteriores ao redor do mundo, nas quais expus a decisão do Gabinete, sua justificativa e as operações das FDI. Ao mesmo tempo, estou orientando a equipe do Ministério das Relações Exteriores, nossos embaixadores e representantes israelenses ao redor do mundo sobre os aspectos relacionados à diplomacia pública. Hoje, já falei com os ministros das Relações Exteriores da Índia, Alemanha, França, Itália, Hungria, Paraguai, Panamá, Chipre e da União Europeia, além de participar de consultas importantes.
Já temos conquistas significativas das ousadas e impressionantes operações das FDI no Irã. Elas devem ser aprofundadas. Envio minhas bênçãos aos comandantes e soldados das FDI, desejando sucesso e um retorno seguro de suas missões, com a ajuda de D’us.
Grupo de Noticias Likud Brasil: https://bit.ly/walikudbr