Força Aérea Ucraniana Atinge Primeiro Alvo em Território Russo Enquanto a Guerra Continua a Aumentar
Este foi o primeiro ataque contra a Rússia realizado por uma aeronave ucraniana
REMIX
DÉNES ALBERT - 10 JUN, 2024
Um avião militar ucraniano atingiu pela primeira vez um alvo em território russo, anunciou uma fonte militar de Kiev, no mais recente sinal de que a Ucrânia e o Ocidente estão dispostos a levar a guerra para solo russo.
Segundo a fonte ucraniana, um “centro de comando russo” teria sido atacado no domingo, 9 de junho, perto de Belgorod, no oeste da Rússia.
Ainda não está claro que tipo de munição foi usada no ataque, incluindo se era uma arma ocidental. Falando sob condição de anonimato, a fonte militar disse à Sky News: “A força aérea ucraniana atingiu um centro de comando russo em Belgorod. Embora a avaliação dos danos ainda esteja em andamento, o ataque resultou em um impacto direto. Este é o primeiro ataque aéreo ucraniano contra um alvo em território russo.”
O ataque ocorre depois de vários países ocidentais, nomeadamente Alemanha, França e EUA, terem aprovado a utilização de sistemas de mísseis fornecidos pelo Ocidente contra alvos militares em território russo.
A Ucrânia já realiza regularmente ataques com drones em território russo, mas esta é a primeira vez que uma aeronave militar é usada para atacar alvos dentro da Rússia. No dia anterior, o Ministério da Defesa russo anunciou que as forças armadas russas tinham abatido vários drones ucranianos na região de Belgorod.
Os Estados Unidos e a França afirmaram recentemente que as forças armadas ucranianas estão autorizadas a usar as suas armas para atacar alvos militares na Rússia, de onde as tropas russas lançam ataques à Ucrânia. De acordo com as novas diretrizes aprovadas pelo presidente Joe Biden, as munições dos EUA poderiam ser usadas em território russo para defender a cidade de Kharkov, no nordeste da Ucrânia.
David Cameron, o secretário dos Negócios Estrangeiros britânico, foi menos específico, dizendo simplesmente que a Ucrânia ainda não decidiu como irá utilizar as armas britânicas, como os mísseis de cruzeiro Storm Shadow, que poderão ser lançados a partir de aviões ucranianos.
Uma fonte militar ucraniana disse também que no sábado, 8 de junho, realizaram um “ataque coordenado” a um navio de desembarque russo que tinha passado recentemente para o Mar de Azov vindo do Mar Negro. O navio foi o quinto de sete navios de assalto anfíbio da classe Ropucha que foram afundados como resultado de ataques ucranianos, disse a fonte.
“Este ataque bem-sucedido mostra aos russos que eles não podem operar livremente nem no Mar Negro nem no leste”, acrescentou a fonte. Segundo ele, os militares russos utilizam esses navios para transportar munições e cargas até a cidade ocupada de Mariupol, para posterior transporte até a linha de frente.