Forças russas registram maiores ganhos territoriais na Ucrânia desde o início da guerra
Os ganhos territoriais podem não prever o resultado de uma guerra, mas é claro que a Rússia vem ganhando força
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F6da0e801-e64d-47c6-9f60-2aa87fb7edfc_1024x677.jpeg)
Liz Heflin - 5 NOV, 2024
A Rússia alcançou sua maior aquisição de território em outubro desde o início da guerra na Ucrânia, um total de mais de 600 quilômetros quadrados, relata o Portfolio.hu com base em uma análise do War Mapper .
Desde que a guerra começou, o War Mapper vem criando mapas com base em fotos e vídeos do campo de batalha de ganhos territoriais russos e ucranianos. Um gráfico mensal também mostra o ganho líquido atual.
O último número de ganhos territoriais líquidos em outubro mostra que o exército russo ganhou 539 quilômetros quadrados de território dentro da Ucrânia e 86 quilômetros quadrados dentro de seu próprio país. Esta é sua maior aquisição nos últimos dois anos e meio, com o total igual aos seus ganhos para os três meses de verão combinados.
As forças russas têm ganhado território líquido continuamente, mas isso se acelerou nos últimos cinco meses. Os maiores ganhos da Rússia foram no Condado de Donetsk, com ela agora controlando 62,83% da área. Dos condados recentemente “anexados”, o controle continua sendo o mais alto em Luhansk, com 98,7%.
No final de outubro, os russos ocupavam 17,95% da Ucrânia.
Enquanto isso, as forças ucranianas controlam atualmente 1,86% do Condado de Kursk, na Rússia, enquanto anteriormente controlavam 2,84% na primeira semana de setembro.
Como observa o Portfolio, os ganhos territoriais podem não ditar o resultado de uma guerra, mas parece que a ofensiva de Kursk da Ucrânia teve um impacto negativo em seus esforços para manter o controle dos territórios ucranianos, enquanto o país foi incapaz de manter o controle dos territórios russos adquiridos.
Enquanto isso, a Rússia parece estar ganhando força. Notavelmente, os meses de outono e inverno podem mostrar uma redução nos avanços de combate devido às condições climáticas.