Forças Suecas Fazem Exercícios no Norte da Noruega Enquanto o País Adere Oficialmente à OTAN
O dia 7 de Março tornou-se histórico, pois todos os países nórdicos são agora membros da Aliança do Atlântico Norte.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F46a24025-730c-4777-b132-03f078a3e4c2_1000x667.jpeg)
Thomas Nilsen - 7 MAR, 2024
A NATO conta agora com 32 países, dos quais os dois mais recentes não eram membros da agenda política antes de Vladimir Putin, em Fevereiro de 2022, ordenar às tropas russas que lançassem uma guerra total contra a vizinha Ucrânia. Com a adesão da Finlândia à NATO em Abril do ano passado, a Rússia conseguiu subitamente uma fronteira 1.340 km mais longa com a aliança militar ocidental.
Se o objetivo de Putin era afastar ainda mais a NATO, conseguiu o oposto.
Hoje, a Suécia aderiu à OTAN após mais de 200 anos de não-alinhamento.
“Em 7 de março de 2024, foram cumpridas as condições para a entrada em vigor estabelecidas no Artigo II do Protocolo ao Tratado do Atlântico Norte sobre a Adesão do Reino da Suécia”, anunciou o Departamento de Estado dos EUA como primeiro-ministro Ulf Kristersson. e o ministro das Relações Exteriores, Tobias Billström, visitaram Washington D.C.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F38d67ae4-3973-4a16-b6bd-13b9c5dfb684_712x476.webp)
“Buscaremos a unidade, a solidariedade e a partilha de encargos, e aderiremos plenamente aos valores do Tratado de Washington: liberdade, democracia, liberdade individual e Estado de direito”, escreveu o primeiro-ministro sueco no Twitter (X).
O secretário Jens Stoltenberg escreveu no Twitter (X) que “a adesão da Suécia torna a NATO mais forte, a Suécia mais segura e toda a Aliança mais segura”.
A partir da sua sede em Bruxelas, a NATO afirmou na quinta-feira à noite: “A adesão de hoje demonstra que a porta da NATO permanece aberta e que cada nação tem o direito de escolher o seu próprio caminho”.
A presença nórdica na OTAN é altamente visível nas regiões mais setentrionais da Finlândia, Noruega e Suécia esta semana, à medida que milhares de soldados treinam operações conjuntas no ar, no solo e no mar. O exercício bianual Cold Response, liderado pela Noruega, mudou este inverno de nome para Nordic Response.
Na quinta-feira, cerca de 4.000 soldados finlandeses e suecos preparam-se para cruzar a fronteira entre Enontekio, no norte da Finlândia, e Kautokeino, na Noruega. O exercício inclui 20.000 soldados de 13 países e é a maior manobra militar até ao norte do Círculo Polar Ártico alguma vez levada a cabo pelos estados membros da Aliança.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F4cd78977-5f3c-40d1-bbf1-d18f8c1aaf18_1000x666.jpeg)
O exercício visa demonstrar que a OTAN tem capacidade, vontade e força para defender o seu território e o seu flanco norte.
A protecção das regiões do norte da Suécia e da Finlândia exige que as forças aliadas transportem tropas e armas através das fronteiras, desde a costa da Noruega até Norrbotten e Lapónia. Mais de 100 caças participam durante a Resposta Nórdica e no mar estão cerca de 50 navios de guerra, embarcações de desembarque e submarinos.
Esta semana, o principal ponto focal situa-se em torno de Alta e Kvænangen, a mais de 250 quilómetros da fronteira com a Península de Kola, onde estão instaladas as armas nucleares navais russas baseadas na Europa.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros em Moscovo repetiu esta semana novamente que a resposta à adesão da Suécia à NATO será tomada.
“Iremos monitorizar de perto o que a Suécia faz nesta aliança militar agressiva, como irá implementar a sua adesão na prática”, repetiu a porta-voz Maria Zakharov no seu briefing semanal com a imprensa.
Conforme relatado ontem pelo Barents Observer, a Frota do Norte da Rússia e a aviação marítima de longo alcance acompanham de perto o que acontece fora da costa do norte da Noruega.
A bandeira da Suécia será hasteada juntamente com as dos outros 31 Aliados numa cerimónia na sede da NATO em Bruxelas, na segunda-feira, 11 de Março, e simultaneamente nos comandos da NATO na Europa e na América do Norte.