França: possível colapso do governo enquanto Le Pen aumenta a pressão sobre a votação do orçamento
A situação é crítica para o futuro não só do governo, mas de toda a economia francesa
Editor de notícias Remix - 28 NOV, 2024
O ministro das Finanças francês, Antoine Armand, anunciou que está pronto para alterar a proposta de orçamento de 2025 para evitar um colapso do governo, relata o Magyar Nemzet , enquanto as tensões crescentes ameaçam a estabilidade econômica do país.
Armand, alertou antes do próximo debate orçamentário que o governo deve fazer concessões em relação à proposta de orçamento de 2025. A situação política está se deteriorando constantemente, porque os partidos de oposição na Assembleia Nacional, liderados por Marine Le Pen do Rally Nacional, pediram um voto de desconfiança se o governo não aceitar emendas que façam uma diferença tangível aos aumentos de impostos propostos.
Armand foi manchete em setembro por afirmar que o partido Rally Nacional não era um partido com o qual ele lidaria, pois não fazia parte do que ele chamou de "arco republicano", instigando o primeiro-ministro francês Michel Barnier a até mesmo telefonar para Le Pen para se desculpar pelo comentário. Le Pen, enquanto isso, insistiu que suas demandas orçamentárias foram deixadas de lado há muito tempo.
A crise orçamentária pode ter consequências sérias para a economia francesa, com os investidores do mercado reagindo com maior preocupação, o que resultou no aumento dos rendimentos do mercado de títulos francês.
Armand disse que o governo deve evitar riscos desnecessários e que a adoção do orçamento agora é vital para o futuro do país.
A discussão da proposta de orçamento continuará na Assembleia Nacional em 18 de dezembro, com o resultado das novas emendas ainda incerto. Armand declarou que o governo está aberto a remediar a situação cortando gastos em vez de implementar os aumentos de impostos planejados.
Le Pen pediu ao governo que institua cerca de € 60 bilhões em ajustes, incluindo uma moratória fiscal, pensões indexadas e mais ações para combater a migração.
Em uma publicação no X, o líder do Partido Nacional, Jordan Bardella, escreveu: “O Rally Nacional acaba de ganhar uma vitória ao obter de Michel Barnier o cancelamento do imposto de 3 bilhões de euros sobre a eletricidade. Graças à nossa ação determinada, os preços da energia não aumentariam para os franceses em 2025, se essa promessa for respeitada e se não for financiada por outros aumentos de impostos. Estaremos vigilantes. Mas não podemos parar por aí. Outras linhas vermelhas permanecem.”
Bardella continua escrevendo que Barnier deve abandonar as demandas para que os franceses paguem mais por medicamentos, especialmente quando os custos médicos são cobertos para imigrantes ilegais. Ele também quer uma moratória sobre novos impostos e um retorno ao antigo sistema de pensão.
“Uma repressão séria à migração e ao direito penal deve ser empreendida, sem dar importância a palavras e promessas: nosso país não pode mais acomodar a imigração em massa que perturba sua identidade e pesa muito em suas finanças públicas. Essas medidas de senso comum são realistas, rapidamente aplicáveis e esperadas por uma imensa maioria do povo francês. O primeiro-ministro não pode permanecer surdo a elas. Ele tem alguns dias restantes”, escreveu Bardella.