Frota do Norte continua com exercícios perto das águas norueguesas
THE BARENTS OBSERVER - Thomas Nilsen - 25 abril, 2025

Um grupo de ataque de navios de guerra russos, incluindo fragatas, submarinos e caçadores antissubmarinos, está atualmente conduzindo uma série de exercícios a leste da fronteira marítima com a Noruega.
Avisos emitidos pela Administração Costeira em Murmansk proíbem a navegação de embarcações civis em diversas áreas do sul do Mar de Barents devido aos exercícios com fogo real que continuarão até 30 de abril.
As águas ficam ao norte e leste da Península dos Pescadores, com a região de Varanger, na Noruega, visível no horizonte a oeste.
A Frota do Norte não detalha o número de navios de guerra participantes, mas afirma em um comunicado à imprensa que duas das fragatas mais novas, a Almirante Gorshkov e a Almirante Kasatonov, participam do treinamento de combate. Uma terceira fragata, a Almirante Golovko , está atualmente navegando para o norte, em missão de vários meses no Mar Mediterrâneo. A embarcação esteve no Canal da Mancha na quinta-feira .
Três navios antissubmarinos da base naval de Polyarny, Yunga , Brest e Snezhnogorsk, estão treinando simultaneamente em caça submarina na costa da Península de Kola. Um dos submarinos da Frota do Norte atua como o inimigo.
Na quinta-feira, um P-8 Poseidon norueguês sobrevoou a área de exercícios russa no Mar de Barents, de acordo com o Radar de Voo 24.
Os exercícios em andamento são uma continuação das atividades da Frota do Norte nas áreas de fronteira marítima com a Noruega no Mar de Barents. Na semana passada, o cruzador da classe Slava, Marshal Ustinov, navegou pelas mesmas águas e realizou disparos de artilharia real contra alvos em terra na Península dos Pescadores.
Não é incomum que a Frota do Norte participe de treinamentos na Península de Rybachii. Em setembro de 2024, dois complexos Bastion dispararam mísseis da península como parte do Ocean-2024 , o principal exercício naval do ano passado.