George Clooney, a incerteza exacerba a tristeza dos doadores de Biden
“Em termos de doadores, ninguém quer apostar num cavalo mau”, disse o doador. “Então as pessoas estão se segurando. Essa é apenas a realidade.”
THE HILL
AMIE PARNES - 10 JUL, 2024
Os doadores democratas dizem que a incerteza em torno da campanha de Biden está a contribuir para um sentimento de desgraça em torno dos principais apoiantes da angariação de fundos do presidente.
Em entrevistas, os principais financiadores e doadores democratas continuam a expressar receio sobre as hipóteses do Presidente Biden de vencer a corrida presidencial e se a decisão de Biden de permanecer na corrida está a fraturar o seu partido.
Eles também dizem que se preocupam com o impacto negativo de Biden nas disputas eleitorais e não veem razão para estarem otimistas em relação a nenhum dos dados eleitorais divulgados nos últimos dias.
“Eu me sinto melhor? Na verdade não”, disse um doador democrata. “As pessoas estão nervosas. Há essa sensação de que tudo pode dar errado a qualquer momento.”
“Em termos de doadores, ninguém quer apostar num cavalo mau”, disse o doador. “Então as pessoas estão se segurando. Essa é apenas a realidade.”
O desconforto entre os grandes doadores de Biden foi cristalizado em um artigo de opinião do New York Times publicado na quarta-feira pelo ator e grande doador democrata George Clooney, que instou Biden a desistir da disputa poucas semanas depois de ter realizado uma arrecadação de fundos de US$ 30 milhões para o Presidente.
Clooney escreveu que o Biden que vacilou contra o ex-presidente Trump no palco do debate é o mesmo Biden que ele viu recentemente – e que Biden mudou desde há apenas quatro anos.
“Eu amo Joe Biden. Como senador. Como vice-presidente e como presidente. Eu o considero um amigo e acredito nele. Acredite no caráter dele. Acredite em sua moral. Nos últimos quatro anos, ele venceu muitas das batalhas que enfrentou”, escreveu Clooney.
“Mas a única batalha que ele não consegue vencer é a luta contra o tempo. Nenhum de nós pode. É devastador dizer isso, mas o Joe Biden com quem estive há três semanas na arrecadação de fundos não era o Joe Biden do 'grande negócio' de 2010. Ele nem era o Joe Biden de 2020. Ele era o mesmo homem que todos testemunhamos no debate”, escreveu Clooney.
“Ele estava cansado? Sim. Um resfriado? Talvez. Mas os líderes do nosso partido precisam parar de nos dizer que 51 milhões de pessoas não viram o que acabamos de ver. Estamos todos tão aterrorizados com a perspectiva de um segundo mandato de Trump que optamos por ignorar todos os sinais de alerta”, continuou Clooney.
Um assessor de campanha de Biden referiu The Hill aos comentários anteriores do presidente, onde ele prometeu continuar sua tentativa de reeleição.
Um antigo defensor democrata previu que Biden provavelmente perderá doações de campanha agora por causa de toda a incerteza iminente sobre se ele permanecerá na disputa.
“Por que as pessoas preencheriam cheques para uma campanha instável? Acho que alguma aceleração acontecerá quando houver uma noção mais clara do que está acontecendo, mas não temos isso agora”, disse o empacotador, que acrescentou: “não há uma resolução real aqui. Estamos apenas tagarelando e ninguém tem ideia de como isso vai acabar.”
A campanha de Biden tem procurado amenizar as preocupações dos doadores nos últimos dias, realizando uma série de ligações para responder perguntas.
Na segunda-feira, o próprio Biden juntou-se a um apelo aos doadores para rejeitar a narrativa de que estava a desistir da corrida.
“O Partido Democrata falou. O candidato democrata sou eu. E eu serei o indicado do partido”, disse ao grupo de doadores.
“Não podemos perder mais tempo nos distraindo. Eu tenho um trabalho: derrotar Donald Trump. … Tenho certeza absoluta de que sou a melhor pessoa para fazer isso”, disse ele.
Mas os doadores disseram que ainda há muito por ver. “Acho que ainda está no ar”, disse um segundo empacotador. “Há muitas pessoas fazendo declarações hoje que não são tão favoráveis… Acho que há muita incerteza.”
Enquanto Biden acolhe a cimeira da NATO em Washington esta semana, o seu desempenho será observado de perto. Na quinta-feira, ele deverá dar sua primeira entrevista coletiva desde 2022, e alguns democratas disseram estar ansiosos para ver o resultado. Também foi anunciado na quarta-feira que Biden se reuniria com Lester Holt da NBC News na segunda-feira.
Um segundo doador democrata disse que o barulho sobre se Biden deveria se retirar “está mais alto do que nos dias após o debate” e o doador previu que “poderia fazer com que a barragem rompesse após a OTAN”.
“No momento, parece difícil avaliar se ele está saindo”, disse o doador, acrescentando que, embora a conversa domine as manchetes, “não há como recuar agora de Biden”.
Ainda assim, o doador acrescentou: “Porque é que alguém vai dar dinheiro quando nem sequer sabe se é o candidato?”