Golpe no Gabão é ‘profundamente preocupante’, mas ‘muito cedo para chamar isso de tendência’, dizem os EUA < WORLD
Oficiais do exército da nação africana do Gabão afirmaram na televisão nacional que tinham tomado o poder
WASHINGTON EXAMINER
Mike Brest - 30 AGOSTO, 2023
A administração Biden está a seguir activamente o golpe militar no Gabão na quarta-feira, embora um responsável tenha dito que é demasiado cedo para caracterizar a recente onda de golpes como uma “tendência”.
Oficiais do exército da nação africana do Gabão afirmaram na televisão nacional que tinham tomado o poder e invalidaram os resultados das recentes eleições, nas quais o Presidente Ali Bongo foi declarado vencedor. Bongo, que está no poder desde a morte de seu pai em 2009, foi colocado em prisão domiciliar.
"Esta tentativa de tomada de poder militar. Certamente a mais recente numa região que foi abalada por tentativas de golpe de Estado e por parágrafos inconstitucionais. E, mais uma vez, é profundamente preocupante para nós. Continuaremos a apoiar o povo da região", afirmou os Estados Unidos. O coordenador do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, disse na quarta-feira, observando que todos os militares e pessoal da embaixada dos EUA foram contabilizados e localizados.
Se os líderes militares do Gabão conseguirem manter o poder, será o mais recente golpe na África Ocidental e Central desde 2020. Mais recentemente, o Níger sofreu um golpe militar, enquanto outros líderes militares tomaram o poder no Mali, Sudão, Guiné, Burkina Faso Faso e Chade nos últimos anos.
Livro de HEITOR DE PAOLA - RUMO AO GOVERNO MUNDIAL TOTALITÁRIO - Os Comunistas, Fabianos e Nazistas
"Acho que é muito cedo para chamar isso de tendência. Obviamente, é profundamente preocupante aqui mais um país onde oficiais militares tomaram essas medidas perigosas e imprudentes e tentaram assumir governos democraticamente eleitos", acrescentou Kirby.
A oposição de Bongo nas eleições de sábado alegou que a eleição carecia de credibilidade, alegando interferência de Bongo e uma retenção proposital de informações, incluindo a proibição de jornalistas estrangeiros de reportarem a votação. O golpe, se se concretizar, encerrará mais de 50 anos sob o governo de Bongo ou de seu pai, Omar Bongo, que serviu desde 1967 até sua morte.
O Gabão está localizado no centro-oeste da África, ao longo da costa atlântica.
Oficiais militares dos EUA disseram há cerca de duas semanas que estavam se preparando para a possibilidade de uma retirada das bases militares no Níger.
“Estamos planejando [uma evacuação] porque é um planejamento prudente estar pronto para todas as situações”, disse o general James B. Hecker, comandante das Forças Aéreas dos EUA na Europa/África, aos repórteres em 18 de agosto. para ser feito. E acho que temos semanas, se não muito mais, antes que nossa liderança civil dê uma ordem para ficar ou - bem, para evacuar ou não evacuar."
Livro de HEITOR DE PAOLA - RUMO AO GOVERNO MUNDIAL TOTALITÁRIO - Os Comunistas, Fabianos e Nazistas
Muitas destas revoltas, incluindo no Gabão, ocorreram numa altura em que havia uma forte atitude antiocidental e antifrancesa, especificamente porque a França colonizou grande parte da África Ocidental, disse Liam Karr, analista do American Enterprise Institute. Ao mesmo tempo, a Rússia e a China tentaram obter parcerias no continente à medida que tentavam remodelar a ordem mundial.
- TRADUÇÃO: GOOGLE
- ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >