Google diz que não tomou "nenhuma ação de manual" para esconder a tentativa de assassinato de Trump nos resultados de pesquisa
Mesmo uma busca explícita por “tentativa de assassinato trump” e “presidente donald trump” não retornou nenhuma sugestão durante um período de 13 horas, de domingo a segunda-feira de manhã.
ACCURACY IN MEDIA
By Just the News - 29 JUL, 2024
O mecanismo de busca do Google deixou Donald Trump de fora nas sugestões de preenchimento automático para "assassinato", "tentativa de assassinato" e até mesmo "presidente Donald" no domingo, atraindo críticas de usuários de mídia social, incluindo o proprietário do X, Elon Musk, de que estava censurando a história recente.
As sugestões curiosas lembraram o diretor do FBI Chris Wray questionando se uma bala atingiu o candidato presidencial republicano manchado de sangue na tentativa de assassinato, que o bureau recuou após a reação de legisladores conservadores.
O Google respondeu rapidamente a uma consulta do Just the News sobre as sugestões de pesquisa específicas de assassinato, que foram destacadas em várias postagens de Libs do TikTok no domingo e verificadas por legisladores da Câmara e do Senado, pelo menos um procurador-geral estadual e o Just the News.
Musk observou que o final sugerido para "Presidente Donald" era "Duck", o personagem da Disney, e "Regan", o chefe de gabinete do presidente Reagan, Donald Reagan, no final do domingo. (“Trump” substituiu “Duck” nas sugestões do Google na segunda-feira de manhã quando o Just the News verificou.)
Mesmo uma busca explícita por “tentativa de assassinato trump” e “presidente donald trump” não retornou nenhuma sugestão em um período de 13 horas, de domingo a segunda-feira de manhã.
“Estas são todas capturas de tela desta manhã. Houve um aumento drástico de biógrafos de Truman nas últimas duas semanas?” O senador Roger Marshall, R-Miss., postou no X, referindo-se à sugestão do Google de pesquisar a tentativa de assassinato do ex-presidente Harry Truman, mas não o ex-presidente Trump. “Farei uma investigação oficial” no Google esta semana.