Governador do Texas Assina Lei que Dá Poder à Polícia para Prender Imigrantes Ilegais
A nova lei provavelmente enfrentará desafios legais, uma vez que a fiscalização da imigração é uma responsabilidade federal.
THE EPOCH TIMES
Savannah Hulsey Pointer - 18 DEZ, 2023
O governador do Texas, Greg Abbott, sancionou um projeto de lei de segurança de fronteira que dará ampla autoridade às autoridades estaduais para prender migrantes que entraram ilegalmente no Texas e permitirá que juízes locais ordenem que esses migrantes saiam do país.
A medida de 18 de Dezembro do governador republicano põe em prática uma das leis de imigração mais rigorosas do país e cria um conflito com o governo federal, que tem autoridade sobre a política de imigração. Segundo as novas regras, todos os agentes responsáveis pela aplicação da lei no estado do Texas, incluindo aqueles que estão a centenas de quilómetros da fronteira, teriam autoridade para deter migrantes suspeitos de entrar ilegalmente no país.
Como o crime é considerado contravenção, o juiz tem autoridade para ordenar que o réu deixe o país.
“A inação deliberada de Biden deixou o Texas se defender sozinho”, disse Abbott em uma cerimônia de assinatura de projeto de lei no muro da fronteira em Brownsville, Texas.
Separadamente, em 18 de dezembro, a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA fechou temporariamente duas passagens de fronteira ferroviárias no Texas para transferir oficiais para ajudar no processamento de migrantes. As operadoras ferroviárias disseram que os fechamentos em Eagle Pass e El Paso prejudicariam o comércio antes do Natal.
Livro de HEITOR DE PAOLA
- RUMO AO GOVERNO MUNDIAL TOTALITÁRIO - As Grandes Fundações, Comunistas, Fabianos e Nazistas
https://livrariaphvox.com.br/rumo-ao-governo-mundial-totalitario
Os opositores da nova lei argumentam que ela poderia resultar em discriminação racial ou na prisão ilegal de cidadãos e imigrantes que sejam residentes legais. Além disso, os democratas disseram que isso deixaria os imigrantes vítimas de crimes apreensivos em chamar a polícia.
A nova legislação não se aplica a residentes que estejam no país há mais de dois anos, de acordo com o deputado estadual David Spiller, um dos republicanos que patrocinou o projeto. Em sua defesa, afirmou que seria implementado principalmente nas proximidades da fronteira e que continha salvaguardas adequadas.
Especialistas jurídicos e organizações que defendem os direitos dos imigrantes manifestaram a sua oposição à legislação do Texas, argumentando que está em oposição direta à jurisdição do governo dos EUA para regular a imigração.
Os democratas afirmaram que os republicanos do Texas procuram que a recém-nomeada maioria conservadora no Supremo Tribunal dos EUA reconsidere um caso de 2012 que invalidou secções significativas da legislação de imigração anterior.
O governo mexicano, que já manifestou a sua oposição a outras medidas tomadas pelo Texas ao longo da fronteira, também expressou preocupação com a nova legislação.
É altamente provável que enfrente contestações judiciais. Os opositores argumentarão que se trata de uma violação flagrante da lei nos Estados Unidos, uma vez que a autoridade para deportar indivíduos pertence inteiramente ao governo federal.
Abbott, actualmente a cumprir o seu terceiro mandato como governador do Texas, fez da implementação de políticas cada vez mais agressivas na fronteira entre o Texas e o México um foco central da sua administração.
Além de dotar as autoridades de poderes de detenção mais amplos, os republicanos no Texas estão a caminho de aprovar 1,5 mil milhões de dólares para financiar a construção contínua de um acréscimo às secções do muro da fronteira federal.
Nos últimos meses, o Texas também entrou com uma ação judicial na tentativa de manter uma barreira flutuante no Rio Grande e de proibir agentes da Patrulha de Fronteira de destruir arame farpado.
Abbott também iniciou a Operação Lone Star, um programa em cooperação com o Departamento de Segurança Pública do Texas e a Guarda Nacional do Texas, em março de 2021.
A operação é um esforço para proteger a fronteira, barrando a entrada de drogas, armas e pessoas, e para combater as actividades criminosas transnacionais entre os portos de entrada.
De acordo com uma declaração de 15 de dezembro do gabinete do Sr. Abbott, os esforços coletivos da Operação Lone Star resultaram em mais de 489.500 detenções de imigrantes ilegais e mais de 37.500 prisões criminais, incluindo mais de 34.100 acusações criminais.
A operação também realocou grupos de migrantes para vários locais, incluindo mais de 12.500 migrantes que foram transportados de ônibus para Washington, D.C., desde abril de 2022, juntamente com números significativos transportados para Nova York, Chicago, Filadélfia, Denver e Los Angeles. .
***
Savannah Pointer is a politics reporter for The Epoch Times. She can be reached at savannah.pointer@epochtimes.us