Governo Trump dá sinal verde para grande operação de carvão
Audrey Streb, The Daily Signal - 6 Junho, 2025
Decisão chamada de 'vitória tão esperada'
O Departamento do Interior (DOI) aprovou na sexta-feira um plano que permitirá a extração de grandes quantidades de carvão de uma mina em Montana, anunciou a agência.
A ação do Departamento de Energia (DOI) permite que a Signal Peak Energy, LLC extraia quase 60 milhões de toneladas de carvão da Mina Bull Mountains para expandir a produção doméstica de energia, em conformidade com a declaração de emergência energética nacional do presidente Donald Trump . Além disso, espera-se que o plano de mineração estenda a vida útil da mina em nove anos, gere US$ 1 bilhão em lucro e abra caminho para o fornecimento do combustível a aliados importantes, incluindo Japão e Coreia do Sul, de acordo com o DOI.
"É assim que se parece a liderança energética", disse o Secretário do Interior, Doug Burgum. "Ao liberar o acesso ao carvão nos Estados Unidos, não estamos apenas gerando empregos aqui no país, mas também nos colocando lado a lado com nossos aliados no exterior. A liderança do Presidente Trump ao declarar uma emergência energética nacional está nos permitindo agir de forma decisiva, reduzir atrasos burocráticos e garantir o futuro dos Estados Unidos por meio da independência energética e exportações estratégicas."
O plano permite que a Signal Peak Energy, LLC extraia 22,8 milhões de toneladas de carvão para fins federais e 34,5 milhões de toneladas de carvão adjacente não federal. Cerca de 250 trabalhadores trabalham na mina, e espera-se que o projeto beneficie as economias nacional e local, de acordo com o Departamento de Energia dos EUA (DOI).
O ex-presidente Joe Biden decidiu bloquear novos arrendamentos federais de mineração de carvão em uma região rica em carvão de Montana e Wyoming em maio de 2024, uma ação que o governador republicano de Montana, Greg Gianforte, condenou como uma medida destinada a "apaziguar as demandas de ativistas de extrema esquerda".
"A aprovação hoje da mais recente licença da Signal Peak para a Mina Bull Mountain é uma vitória há muito aguardada pelos mineradores de carvão de Montana", disse Gianforte em um comunicado à Daily Caller News Foundation. "Nos últimos quatro anos, sob os governos de Joe Biden e Kamala Harris, testemunhamos uma guerra total contra a energia americana, que se arrastava e colocava em risco nossas minas de carvão, geradoras de empregos em todo o país. Sem a ação de hoje, nossa segurança energética e os empregos de mais de 250 mineradores dedicados estariam em risco."
Trump assinou uma ordem executiva em 8 de abril para reativar a indústria do carvão, e o governo decidiu isentar dezenas de usinas termelétricas a carvão das regulamentações da era Biden logo depois.
"Esta decisão reflete nosso compromisso em equilibrar prosperidade econômica, segurança nacional e responsabilidade ambiental", disse Adam Suess, Secretário Adjunto Interino para Gestão de Terras e Minerais. "O projeto Bull Mountains é a prova de que podemos atender às necessidades energéticas urgentes, trabalhar com as comunidades locais e manter padrões ambientais rigorosos."
O DOI, as embaixadas do Japão e da Coreia do Sul e a Signal Peak Energy, LLC não responderam aos pedidos de comentários do DCNF.