'Grande alegria': Cardeais Burke e Sarah dão as boas-vindas ao Papa Leão XIV
Os dois proeminentes cardeais conservadores saudaram a eleição de Leão XIV, pedindo aos fiéis que "rezassem fervorosamente" enquanto invocavam a bênção de Deus sobre o novo papa
Tradução: Heitor De Paola
CIDADE DO VATICANO ( LifeSiteNews ) — Cardeais descritos como os principais defensores da causa conservadora receberam calorosamente a eleição do Papa Leão XIV, com mensagens de apoio chegando de todos os lugares.
O Cardeal Raymond Leo Burke e o Cardeal Robert Sarah emitiram calorosas mensagens de boas-vindas ao recém-eleito Papa Leão XIV.
Em uma declaração emitida online, Burke escreveu sobre sua gratidão a Deus “pela eleição” do novo Papa e pediu a continuação das orações pelo Pontífice.
Juntem-se a mim para agradecer a Nosso Senhor pela eleição do Papa Leão XIV, Sucessor de São Pedro, como Pastor da Igreja em todo o mundo. O Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe em La Crosse tem um vínculo particularmente forte com o Romano Pontífice, especialmente por sua filiação à Basílica Papal de Santa Maria Maior.
Peço a todos os peregrinos e amigos do Santuário que rezem fervorosamente pelo Papa Leão XIV para que Nosso Senhor, por intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe, de São Pedro Apóstolo e do Papa São Leão Magno, lhe conceda abundante sabedoria, força e coragem para realizar tudo o que Nosso Senhor Lhe pede nestes tempos tumultuados. Que Deus abençoe o Papa Leão XIV e lhe conceda muitos anos de vida. Viva o Papa!
De sua parte, Sarah publicou uma série de citações on-line retiradas diretamente do primeiro discurso de Leão XIV feito na galeria do Vaticano na noite passada.
A estes, o cardeal de 79 anos acrescentou seu próprio breve comentário : “ Grande alegria! Que Deus abençoe abundantemente o Papa Leão XIV! Rezamos fervorosamente!”
Sarah foi chamado de papável quando, em dias anteriores, analistas e especialistas do Vaticano tentavam prever o resultado do conclave.
Burke, por sua vez, foi considerado por alguns como tendo influência fundamental no "bloco conservador" no Colégio dos Cardeais, embora não se entendesse que ele fosse considerado um provável candidato a emergir como papa.
O fato de ambos os cardeais terem se destacado em mensagens de apoio ao papa americano Leão XIV levou alguns a teorizar que o novo pontificado poderia se alinhar mais à tradição católica do que a do Papa Francisco.
Como cardeal e bispo, Prevost foi descrito como um tanto centro-esquerdista. Um ex-membro dos agostinianos afirmou que Prevost – ele próprio um agostiniano – "não era fã da tradição ou do Rito Antigo".
Entretanto, nas últimas horas também surgiu um relato contraditório , no qual se afirma que uma testemunha ocular confiável viu o Cardeal Prevost celebrar a missa tradicional enquanto trabalhava na Cúria Romana nos últimos anos.
O LifeSiteNews ainda não conseguiu confirmar a reportagem.
https://www.lifesitenews.com/news/great-joy-cardinals-burke-sarah-welcome-pope-leo-xiv/