GREAT NEWS! Musk: Trump 'concordou' que a USAID deveria ser fechada
Tradução: Heitor De Paola
O bilionário da tecnologia Elon Musk disse na manhã de segunda-feira que o presidente Trump "concordou" em fechar a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que administra bilhões de dólares em assistência humanitária, de desenvolvimento e de segurança em mais de 100 países.
“Nada disso poderia ser feito sem o apoio total do Presidente, você sabe. E com relação à questão da USAID, eu revisei com ele em detalhes, e ele concordou que deveríamos encerrar isso”, disse Musk em uma discussão no X Spaces .
“E eu realmente chequei com ele algumas vezes. Eu disse, 'Você tem certeza?' Ele disse, 'Sim'”, Musk acrescentou. “Então estamos encerrando.”
Musk disse na discussão — que incluiu o ex-colíder do DOGE Vivek Ramaswamy e a senadora Joni Ernst (R-Iowa) — que não havia esperança de melhora para a USAID e, em vez disso, eles seriam forçados a fechar a agência.
"Então, para ser claro, ao encerrar, o que estamos fazendo ao encerar a USAID, a razão para isso, em vez de simplesmente tentar fazer uma pequena limpeza, é que, conforme nos aprofundamos na USAID, ficou claro que o que temos aqui não é uma maçã com um verme dentro, mas na verdade temos apenas uma bola de vermes", disse Musk na discussão do X Spaces.
“Se você tem uma maçã com um verme dentro, talvez você possa tirar o verme, mas se você tem apenas uma bola de vermes, não tem jeito. E a USAID é uma bola de vermes. Não há maçã. E quando não há maçã, você tem que basicamente se livrar da coisa toda”, disse Musk.
“É por isso que tem que ir”, ele acrescentou. “Não tem mais conserto.”
Horas depois, os funcionários receberam um aviso instruindo-os a ficar longe da sede da USAID em Washington na segunda-feira, informou a Associated Press.
Funcionários disseram à AP que rastrearam mais de 600 funcionários bloqueados do sistema durante a noite. Aqueles que ainda estavam no sistema receberam um e-mail dizendo que “sob a direção da liderança da Agência”, o prédio “será fechado para o pessoal da Agência na segunda-feira, 3 de fevereiro”.
Musk, nos últimos dias, vem lutando pelo controle da agência, que se tornou a mais recente vítima das mudanças radicais do governo Trump no governo federal.
O governo Trump colocou dois altos funcionários em licença administrativa após eles se recusarem a entregar materiais confidenciais às equipes da comissão do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) de Musk, informou a AP no domingo.
As equipes do DOGE acabaram obtendo acesso a algumas informações confidenciais da agência, incluindo relatórios de inteligência, de acordo com a AP.
“Passamos o fim de semana alimentando o triturador de madeira com USAID. Poderíamos ter ido a algumas festas ótimas. Fizemos isto em vez disso”, Musk escreveu em um post no X na manhã de segunda-feira após a discussão do X Spaces.
Musk escreveu mais cedo no domingo no X, “A USAID é uma organização criminosa. Hora de morrer.”
Trump também criticou a USAID em comentários a repórteres na noite de domingo.
“Está sendo administrado por um bando de lunáticos radicais. E estamos tirando-os de lá”, disse Trump aos repórteres , informou a AP.
Após relatos de que Trump estava considerando fundir a USAID com o Departamento de Estado, os democratas do Congresso expressaram preocupação às autoridades estaduais.
“Qualquer tentativa de reorganizar ou redesenhar a USAID requer consulta prévia e notificação ao Congresso”, escreveram os democratas do Comitê de Relações Exteriores do Senado em uma carta ao departamento .
https://thehill.com/homenews/administration/5122521-musk-trump-agreed-usaid-should-be-shut-down/