Hamas pode encorajar civis a invadir Israel, alerta IDF
Vered Weiss, World Israel News - 3 JUNHO, 2025

Os militares também discutiram a sabotagem do grupo terrorista na distribuição de ajuda da Fundação Humanitária de Gaza, apoiada pelos EUA.
Uma avaliação militar israelense pede preparação para um cenário em que o Hamas pode incitar a população de Gaza a invadir Israel, informou Walla .
Em resposta, os militares mobilizaram recursos de inteligência e unidades de reserva e esclareceram as regras de engajamento para comandantes seniores em campo.
As IDF também discutiram a sabotagem do grupo terrorista na distribuição de ajuda da Fundação Humanitária de Gaza (GHF), apoiada pelos EUA, aos civis na Faixa.
Embora o GHF tenha distribuído com sucesso dezenas de milhares de pacotes de alimentos, cada um projetado para durar 50 dias, o Hamas continua a armar seus terroristas para intimidar civis e impedi-los de receber ajuda.
Terroristas até atiraram contra civis que se aproximavam dos centros de distribuição, mas muitos encontraram maneiras de evitar comportamentos ameaçadores, incluindo se esconder em áreas protegidas ao redor dos pontos de distribuição.
Desesperado para manter seu domínio e evitar ceder o controle aos distribuidores de ajuda estrangeira, o grupo terrorista está tentando dissuadir a população de receber a ajuda.
“O Hamas sabe que não é mais a única autoridade em Gaza”, disse um oficial de segurança. “Atualmente, estamos trabalhando para aprimorar os centros de distribuição para atender mais pessoas e estabelecer locais adicionais.”
O Comando Sul de Israel prevê que mais civis de Gaza se dirigirão ao sul para receber ajuda e, enquanto isso acontece, o Hamas continuará tentando intimidá-los e até mesmo atacá-los. Para se preparar para esse cenário, as Forças de Defesa de Israel (IDF) mobilizaram tropas e forças de reserva adicionais na área.
Além de enfrentar obstáculos criados pelo Hamas, a IDF relata que autoridades da ONU impediram a passagem de 390 caminhões de ajuda humanitária da passagem de Kerem Shalom para o centro de Gaza.
Autoridades de segurança relatam que o Hamas está tentando encorajar a ONU a não cooperar com o GHF para causar o colapso da organização de ajuda dos EUA.
A ONU levantou preocupações sobre possíveis problemas legais relacionados à distribuição de ajuda, mas fontes de segurança acreditam que isso é apenas uma desculpa.