Hawley: A nomeação de Gabbard “pode estar em perigo”
Tradução: Heitor De Paola
O senador Josh Hawley (R-Mo.) sinalizou na quinta-feira que a nomeação da ex-deputada do Havaí Tulsi Gabbard para diretora de inteligência nacional pode estar em risco após sua defesa anterior de supostos traidores, aumentando a lista de céticos.
"Estou preocupado com o que ouço de alguns dos meus colegas republicanos. Estou preocupado que sua nomeação possa estar em risco", disse Hawley durante uma aparição na Fox News na quinta-feira no "Jesse Watters Primetime".
"E estou preocupado com o que isso significará", acrescentou.
Gabbard, que foi escolhida pelo presidente Trump para comandar a comunidade de inteligência, foi amplamente criticada por se encontrar com o ex-líder da Síria Bashar al-Assad antes do colapso de seu regime e declarações anteriores alegando que Edward Snowden deveria ser perdoado por revelar informações confidenciais relacionadas a programas globais de vigilância do governo.
Ela acrescentou durante a audiência de confirmação do Senado na quinta-feira que não apoiaria ou defenderia mais a clemência do ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional.
“O ‘pecado’ dela é desafiar o estado de vigilância”, continuou Hawley. “Ela disse a verdade sobre o governo espionando os americanos e sobre os abusos do FISA. Ela foi lá e foi honesta sobre isso e, por isso, está sendo totalmente assada e perseguida.”
O republicano do Missouri, que demonstrou apoio ao ex-parlamentar democrata, argumentou que a liderança de Gabbard traria “reforma” ao delinear críticas sobre a inteligência nacional.
Hawley disse a Waters para “não fingir que está tudo bem, elegante e ótimo na comunidade de inteligência. Não está.”
No entanto, seus colegas do Partido Republicano não estão tão seguros de que Gabbard seja a escolha certa para o trabalho.
“As pessoas estão mantendo suas cartas bem escondidas, mas essa nomeação está em apuros”, disse um senador republicano ao The Hill em comentários anteriores.
Senadores democratas com laços estreitos com republicanos de alto escalão no Comitê Seleto de Inteligência do Senado também compartilharam algum desdém pelo indicado.
“Se você está no Comitê de Inteligência e tem algum respeito pelo Comitê de Inteligência, você é um republicano, e tem alguém na sua frente que não pode denunciar Snowden como traidor dos Estados Unidos e que fez campanha ativamente contra a Seção 702. … Pelas perguntas dos republicanos, fica claro que eles têm medo de que ela não seja confiável”, disse o legislador ao The Hill.
No entanto, o líder da maioria no Senado, John Thune (R-S.D.), pediu ao público que deixasse o processo se desenrolar enquanto os funcionários tiram suas próprias conclusões antes das votações.
“Todos vão tirar suas próprias conclusões. Havia questões com as quais ela teve que lidar e abordar”, disse Thune aos repórteres. “Vamos ver como vai ser.”
https://thehill.com/homenews/senate/5118364-josh-hawley-tulsi-gabbard-odni-senate-confirmation/