Hezbollah assassina 12 crianças: resposta severa das IDF é esperada
Foguete atinge campo de futebol em cidade drusa no Golã, todas as mortes foram de crianças de 10 a 20 anos, dezenas de outros feridos. Israel se mobiliza para retaliação e ação militar
VIRTUAL JERUSALEM
STAFF - 28 JUL, 2024
Majdal Shams, uma cidade drusa nas Colinas de Golã ocupadas por Israel, foi atacada na tarde de sábado quando o Hezbollah lançou uma saraivada de foguetes, alguns em bases da IDF e outro que atingiu um campo de futebol durante uma partida lotada de times juvenis. 12 jovens drusos israelenses foram mortos e dezenas de outros ficaram feridos. O ataque, por causa de suas consequências sangrentas, marca uma escalada significativa no conflito de longa data entre Israel e o Hezbollah, o grupo militante libanês apoiado pelo Irã.
Sirenes foram ativadas, mas o foguete construído pelo Irã com uma ogiva de 50 kg explodiu segundos depois no campo lotado. Os jogadores e espectadores não tiveram tempo de se proteger.
O ministro da Defesa Yoav Gallant disse que o Hezbollah “pagará um preço alto” e o Chefe do Estado-Maior disse que o exército estava preparando uma resposta de “próximo nível”. O Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu encurtou sua visita e voltou para Israel antes mesmo do fim do Sabbath. Ele prometeu convocar uma reunião de emergência do Gabinete de Segurança para formular a resposta de Israel.
O ataque com foguetes em Majdal Shams provavelmente terá repercussões significativas para a região. Analistas preveem uma escalada nos confrontos militares entre Israel e o Hezbollah, com potenciais efeitos colaterais para países vizinhos. Há conversas sobre possíveis ataques das IDF em Beirute e planos para incursões terrestres em áreas controladas pelo Hezbollah no sul do Líbano. Autoridades israelenses descreveriam a resposta esperada apenas como "significativa".
O Ministro das Relações Exteriores da UE, Josep Borrell, descreveu o ataque como um "banho de sangue" e pediu um inquérito oficial. Autoridades diplomáticas dos EUA disseram que o ataque pode ser o "gatilho" para uma guerra mais ampla que Washington teme há muito tempo.
Enquanto uma dúzia de funerais são assistidos, todos aguardam os próximos acontecimentos com apreensão.