Homan sobre voos de deportação: 'Não me importa o que os juízes pensam'
“Estou orgulhoso de fazer parte desta administração. Não vamos parar”, ele disse na segunda-feira no “Fox & Friends”.
Lauren Irwin - 17 mar, 2025
O czar da fronteira, Tom Homan, disse que não se importa com o que os juízes pensam sobre os voos de deportação de membros de gangues venezuelanas, enquanto o governo enfrenta uma batalha legal sobre o voo.
“Estou orgulhoso de fazer parte desta administração. Não vamos parar”, ele disse na segunda-feira no “Fox & Friends”.
“Não me importa o que os juízes pensam. Não me importa.”
No fim de semana, o presidente Trump invocou a Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798 , a terceira vez que a lei de guerra foi usada e a primeira desde a Segunda Guerra Mundial.
O objetivo era atingir membros da gangue Tren de Aragua (TdA), que, segundo Trump, poderiam ser presos, contidos e removidos do país.
Um juiz federal ampliou o bloqueio temporário às deportações de cinco migrantes e ordenou verbalmente que o avião que transportava quase 300 supostos membros do TdA não deixasse os EUA ou fizesse retorno.
O governo Trump insistiu que o avião já estava fora da jurisdição dos EUA, desencadeando uma batalha jurídica mais complicada, já que a União Americana pelas Liberdades Civis questionou se a Casa Branca desafiou a ordem judicial.
“Só quando esse voo já estava em águas internacionais, indo para El Salvador, que o juiz fez algum comentário sobre o retorno dos voos”, disse Homan. “Já estamos em águas internacionais. Estamos fora das fronteiras dos Estados Unidos.”
Homan argumentou que a decisão do juiz de devolver os voos “desafia a lógica” e questionou por que alguém iria querer “terroristas devolvidos aos Estados Unidos”.
“Olha, o presidente Trump, por proclamação, invocou as autoridades do Alien Enemies Act, que tem o direito de fazer isso, e é uma virada de jogo. E removemos mais de 200 criminosos violentos dos Estados Unidos, não apenas TdA, mas também MS-13.”
“As ações do presidente Trump tornaram este país mais seguro”, acrescentou.