Houthis apoiados pelo Irã declaram cessar-fogo logo após a vitória de Trump
"Nossas operações em águas internacionais foram puramente defensivas e anunciamos sua cessação final".
Tyler Durden - 6 NOV, 2024
O ex-presidente Trump nem voltou à Casa Branca, mas as notícias de sua vitória histórica na eleição presidencial dos EUA já causaram ondas de choque na alta liderança dos rebeldes Houthi apoiados pelo Irã. Relatórios no X indicam que os rebeldes declararam um cessar-fogo, interrompendo um ano de ataques com mísseis e drones contra embarcações comerciais e militares ligadas ao Ocidente no ponto crítico de estrangulamento marítimo no sul do Mar Vermelho.
De acordo com a Defense Arabia no X, o porta-voz Houthi Yahya Sarea declarou: "Nossas operações em águas internacionais foram puramente defensivas e anunciamos sua cessação final".
Desde outubro de 2023, os rebeldes Houthis lançaram mais de 80 ataques a navios comerciais neste ponto crítico de estrangulamento marítimo, afundando duas embarcações e matando quatro marinheiros.
O caos desencadeou emaranhados na cadeia de suprimentos global, à medida que embarcações comerciais se redirecionam ao redor do Cabo da Boa Esperança. Ainda mais alarmante é o fato de que essa turbulência no Mar Vermelho ocorreu sob um regime fraco de Biden-Harris, que era impotente em um ano eleitoral.
Aqui está o que os usuários do X estão dizendo sobre o cessar-fogo relatado no sul do Mar Vermelho:
O presidente Trump não foi eleito nem por 2 horas e os Houthis estão molhando as calças e pediram um cessar-fogo automático. Uma guerra a menos e mais algumas para acontecer. A paz já é uma realidade sob Trump. pic.twitter.com/dwNjcqraOZ
— nycphotog (@nycphotog)6 de novembro de 2024