IDF anuncia novas operações terrestres 'extensas' contra o Hamas em Gaza
WORLD ISRAEL NEWS - JNS - 18 MAIO, 2025

Na semana passada, a Força Aérea Israelense atacou mais de 670 alvos terroristas do Hamas em toda a Faixa de Gaza, numa tentativa de "interromper os preparativos inimigos e apoiar a operação terrestre".
As Forças de Defesa de Israel lançaram extensas operações terrestres como parte da “Operação Carros de Gideão” contra terroristas do Hamas na Faixa de Gaza, anunciaram os militares na tarde de domingo.
“Nas últimas 24 horas, forças do Comando Sul das FDI, tanto regulares quanto da reserva, iniciaram uma operação terrestre de larga escala no norte e no sul da Faixa de Gaza como parte do início da Operação Carruagens de Gideão”, disse o exército em um comunicado.
“Até agora, as forças eliminaram dezenas de terroristas, destruíram a infraestrutura terrorista tanto na superfície quanto no subsolo e agora estão assumindo o controle de áreas estratégicas dentro da Faixa”, continuou a IDF.
Os militares observaram que, na semana passada, a Força Aérea israelense atacou mais de 670 alvos terroristas do Hamas na Faixa de Gaza, em uma tentativa de "interromper os preparativos inimigos e apoiar a operação terrestre".
Entre os alvos atacados pelos caças da IAF estavam depósitos de armas, agentes terroristas, túneis e posições de lançamento antitanque, disse.
A IDF disse que, durante a atual operação terrestre, a Força Aérea continuará apoiando as tropas que operam em todo o enclave costeiro.
“As IDF continuarão a operar contra grupos terroristas na Faixa de Gaza conforme necessário para proteger os cidadãos do Estado de Israel”, acrescentou.
Jerusalém anunciou mais cedo no domingo que estava buscando um acordo mais amplo para acabar com a guerra, que incluiria a libertação de todos os reféns, a expulsão dos terroristas do Hamas e o desarmamento do enclave.
A equipe de negociação israelense em Doha está trabalhando ativamente para esgotar todas as oportunidades de chegar a um acordo, anunciou o Gabinete do Primeiro-Ministro israelense. As negociações estão sendo conduzidas sob diversas estruturas, incluindo uma proposta pelo Enviado Especial dos EUA, Steve Witkoff.
O acordo de Witkoff supostamente prevê um acordo de várias etapas, começando com um cessar-fogo temporário e a libertação de reféns israelenses, seguido por medidas recíprocas, como a libertação de terroristas palestinos presos e novas negociações visando a cessação permanente das hostilidades.
Na manhã de sábado, o Ministro da Defesa Israel Katz declarou: “Com o lançamento da Operação Carros de Gideão em Gaza, liderada com grande força pelo comando da IDF, a delegação do Hamas em Doha anunciou o retorno das negociações sobre um acordo de reféns, contrariando a postura intransigente que haviam assumido até aquele momento.”
Ele continuou: “O heroísmo dos soldados das FDI, a unidade do povo e a determinação da liderança política aumentam as chances de trazer os reféns de volta”. Acredita-se que cinquenta e oito reféns, vivos e mortos, permaneçam em Gaza, 590 dias após os ataques de 7 de outubro de 2023.
A atual campanha militar continuará "enquanto for necessário" para neutralizar os redutos restantes do Hamas, disseram autoridades militares.