IDF diz que matou líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, em ataque a Beirute
As IDF realizaram um ataque preciso ao quartel-general do Hezbollah em Beirute na sexta-feira
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F85167ffb-dd34-4708-83ff-94d8aabf31c8_1045x587.jpeg)
THE JEWISH CHRONICLE
Jane Prinsley - 27 SET, 2024
As Forças de Defesa de Israel dizem ter matado o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, no que deve ser um duro golpe para o exército terrorista.
As IDF realizaram um ataque preciso à sede principal do Hezbollah na capital libanesa, Beirute, na sexta-feira.
Em um comunicado, as IDF disseram que, além de Nasrallah, o comandante da chamada Frente Sul do Hezbollah, Ali Karaki, também foi morto no ataque, junto com outros comandantes importantes do grupo terrorista.
Nasrallah foi alvo de dezenas de bombas destruidoras de bunkers lançadas por caças das Forças Israelenses.
A sede ficava no subsolo, abaixo de prédios residenciais em Dahiyeh, disse a IDF.
Imagens da enorme explosão circularam na mídia libanesa e o ataque está sendo relatado como o mais pesado em Beirute em quase um ano de conflito entre o Hezbollah e Israel.
A televisão al-Manar do Hezbollah informou que quatro prédios foram destruídos e houve muitas vítimas.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu foi interrompido durante uma entrevista coletiva com repórteres israelenses após seu discurso nas Nações Unidas.
O primeiro-ministro israelense pôde ser visto ouvindo seu secretário militar, o major-general Roman Gofman, que sussurrou em seu ouvido minutos antes de ele encerrar a coletiva de imprensa e sair com seus assessores.
O ataque ocorreu depois que Israel eliminou grande parte da alta liderança do Hezbollah nas últimas semanas.
Em uma declaração, o porta-voz das IDF, contra-almirante Daniel Hagari, disse que a Força Aérea israelense atacou a sede principal do Hezbollah, mas não mencionou se Nasrallah era um alvo ou se acreditava que estava presente no local.
Na tarde de sexta-feira, Hagari disse: “Momentos atrás, as Forças de Defesa de Israel realizaram um ataque preciso à Sede Central da organização terrorista Hezbollah - que serviu como epicentro do terror do Hezbollah.
“A sede central do Hezbollah foi construída intencionalmente sob prédios residenciais no coração de Dahieh, em Beirute, como parte da estratégia do Hezbollah de usar libaneses como escudos humanos.
“Após quase um ano do Hezbollah disparando foguetes, mísseis e drones suicidas contra civis israelenses, após quase um ano de Israel alertando o mundo e dizendo a eles que o Hezbollah deve ser parado, Israel está fazendo o que todo estado soberano do mundo faria se tivesse uma organização terrorista que busca sua destruição em sua fronteira, tomando as medidas necessárias para proteger nosso povo para que as famílias israelenses possam viver em suas casas, com segurança e proteção.”