IDF elimina o principal conselheiro de Khameini e 30 oficiais militares
Por Vered Weiss, World Israel News
Tradução: Heitor De Paola
A Operação Leão Ascendente, em andamento em Israel, eliminou 30 altos oficiais iranianos, bem como o principal conselheiro do Líder Supremo do Irã, o Aiatolá Ali Khamenei, informou a mídia estatal iraniana no sábado.
Segundo a mídia estatal iraniana, ataques israelenses na província do Azerbaijão Oriental, no nordeste do Irã, mataram pelo menos 30 militares, um membro da equipe do Crescente Vermelho e dois civis. Há relatos de que outras 55 pessoas ficaram feridas.
O governador do Azerbaijão Oriental, Behram Sarmast, declarou na televisão estatal que Israel atacou 19 locais na província, com a maioria dos ataques concentrados na cidade de Tabriz.
Também no sábado, a mídia iraniana anunciou a morte do principal conselheiro de Khameini, Ali Shamkhani, que morreu em decorrência de um ferimento sofrido após a série inicial de ataques aéreos de Israel na sexta-feira.
A morte de Shamkhani é considerada uma das mortes mais notórias desde que Israel lançou a Operação Leão Ascendente na sexta-feira.
Shamkhani, que assessora Khameini desde 2023, atuou como chefe de segurança nacional do Irã por mais de dez anos.
Na sexta-feira, as IDF eliminaram três dos principais comandantes militares iranianos: o chefe da Guarda Revolucionária, major-general Hossein Salami, o chefe das Forças Armadas, major-general Mohammad Bagheri, e o chefe do comando de emergência, major-general Gholam Ali Rashid.
Os ataques também mataram o brigadeiro-general Amir Ali Hajizadeh, comandante da Força Aeroespacial do IRGC, que era o chefe das operações de mísseis e drones do Irã.
Hajizadeh e seus principais representantes teriam sido atingidos durante uma reunião clandestina para decidir como responder ao primeiro bombardeio de Israel.
As IDF anunciaram que também eliminaram Gholam-Reza Marhabi, chefe da divisão de inteligência das Forças Armadas Iranianas.
Ataques aéreos israelenses paralisaram o sistema antiaéreo do Irã, permitindo que a Força Aérea de Israel causasse danos substanciais à instalação iraniana de enriquecimento de urânio de Natanz, incluindo subestações de energia e estruturas acima do solo.
Ataques israelenses atingiram e supostamente desmantelaram a base aérea de Tabriz, destruíram dezenas de drones e lançadores de mísseis iranianos e atingiram vários locais militares, incluindo as bases aéreas de Hamadan e Parchin.
Na operação de sexta-feira, Israel eliminou nove cientistas nucleares que haviam impulsionado o desenvolvimento da tecnologia do país para criar uma bomba nuclear.
Os nove cientistas nucleares eram: Fereydoon Abbasi, especialista em engenharia atômica; Mohammad Mehdi Tehranchi, especialista em física; Akbar Motalebi Zadeh, especialista em engenharia química; Saeed Barji, especialista em engenharia de materiais; Amir Hassan Fakhahi, também especialista em física; Abd al-Hamid Minoushehr, conhecido por seu trabalho em física de reatores; Mansour Asgari, outro especialista em física; Ahmad Reza Zolfaghari Daryani, especializado em engenharia nuclear; e Ali Bakhouei Katirimi, especialista em engenharia mecânica.
https://worldisraelnews.com/idf-eliminates-30-senior-iranian-officers-khameinis-top-adviser/