IDF expande operação terrestre em Gaza e ordena que moradores de Gaza sejam evacuados
As IDF expandem as operações terrestres no norte e no sul da Faixa de Gaza, ordenando uma nova onda de evacuações em massa e atacando posições do Hamas
David Rosenberg, World Israel News - 23 mar, 2025
As IDF expandem as operações terrestres no norte e no sul da Faixa de Gaza, ordenando uma nova onda de evacuações em massa e atacando posições do Hamas, enquanto o Ministério da Saúde de Gaza afirma que 20 pessoas foram mortas em ataques no distrito de Rafah.
O exército israelense expandiu sua operação terrestre na Faixa de Gaza no domingo, assumindo o controle da costa mediterrânea mais ao sul de Gaza um dia após as FDI ampliarem sua presença no norte de Gaza.
De acordo com um porta-voz das IDF, no sábado, forças terrestres israelenses começaram a operar na área de Beit Hanoun, no norte de Gaza, para “atacar a infraestrutura terrorista do Hamas e expandir a zona de segurança na parte norte da Faixa”.
No entanto, a área não era hermeticamente fechada, permitindo que civis evacuassem a zona de combate para sua segurança.
Durante a operação, as IDF atingiram vários alvos do Hamas e infraestrutura terrorista no norte de Gaza usando caças.
Um dia depois, o porta-voz de língua árabe das IDF, Avichay Adraee, anunciou que o exército israelense continua operando no norte da Faixa de Gaza e que as forças das IDF também se mudaram para a área de Tel al-Sultan, no sul da Faixa de Gaza, a noroeste de Rafah, ao longo da fronteira egípcia.
Adraee emitiu avisos aos moradores da área de Tel al-Sultan, pedindo que evacuassem imediatamente a pé em direção ao enclave beduíno de al-Mawasi.
“A IDF lançou um ataque para atacar organizações terroristas. A área em que você está é considerada uma zona de combate perigosa”, disse Adraee. “A rua Gush Katif é considerada uma rota humanitária para seu uso para se mudar para a área de Mawasi.”
Somente o tráfego de pedestres é permitido para fora de Tel al-Sultan, disse Adraee. “Ficar em abrigos, tendas e casas, ou viajar por outras estradas não especificadas, coloca sua vida e a vida de suas famílias em risco. Evacuem a área imediatamente.”
As IDF publicaram um mapa anexado à mensagem em árabe de Adraee delineando a zona de evacuação.
O Ministério da Saúde de Gaza, administrado pelo Hamas, relatou 23 mortos em ataques aéreos israelenses no sul da Faixa de Gaza no domingo.
Em um ataque aéreo noturno das FDI, o alto funcionário do Hamas Salah al-Bardawil foi morto em sua tenda perto da vila de al-Mawasi.