(IMPORTANTE!) TECHNOCRACY> Esperando que os 'compradores venham': veículos elétricos não vendidos se acumulando nas concessionárias, diz relatório
O número de veículos elétricos não vendidos nas concessionárias no segundo trimestre triplicou em relação ao ano passado
ZERO HEDGE
TYLER DURDEN - Naveen Athrappully via Epoch Times- 12 JULHO, 2023
- TRADUÇÃO: GOOGLE /
ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
https://www.zerohedge.com/markets/waiting-buyers-come-unsold-electric-vehicles-piling-car-dealerships-says-report
O número de veículos elétricos não vendidos nas concessionárias no segundo trimestre triplicou em comparação com o ano passado, sinalizando uma demanda enfraquecida para o segmento, disse um relatório recente da Cox Automotive, empresa líder em dados de concessionárias de automóveis.
No segundo trimestre de 2023, o estoque médio de veículos elétricos (EVs) superou mais de 92.000 unidades nos lotes das concessionárias, de acordo com a apresentação da revisão semestral da Cox Automotive de 2023. Isso representa um aumento de 342% em comparação com o segundo trimestre de 2022. Durante esse período, o novo “fornecimento de dias EV”, que se refere ao número médio de dias que um depósito mantém o estoque antes de vendê-lo, aumentou 166%, de 38,5 dias para 92 dias . Embora o ritmo das vendas de veículos elétricos esteja aumentando, “não está aumentando tão rápido quanto o estoque aumenta”, disse Jonathan Gregory, gerente sênior de Economic and Industry Insights.
Os fabricantes de equipamentos originais (OEMs) estão enfrentando um “momento do campo dos sonhos”, afirmou. “Eles construíram estoque e agora esperam que os compradores cheguem. Este é um dos tópicos mais quentes que tivemos este ano.”
Marcas como Jaguar, Infiniti e Lincoln tiveram os maiores dias de abastecimento, acima de 100 dias. Os números mais baixos foram vistos entre Toyota, Honda, Kia e Lexus, com cada marca com menos de 30 dias de fornecimento.
A Tesla continuou a dominar o segmento de EV de luxo com uma participação de mercado de 25,5%, seguida pela Mercedes com 12,5%, BMW com 12,2% e Lexus com 11%. Entre os EVs com preços acima de $ 50.000, a Ford detinha a maior participação em 22,1 por cento, seguida pela Chevrolet em 12,1 por cento.
Ao contrário de outras partes do mundo, os cidadãos dos EUA permanecem à margem ao considerar a compra de um VE.
De acordo com um relatório de abril de 2023 da empresa de inteligência do consumidor JD Power, mais americanos não estão dispostos a comprar veículos elétricos. Em março, 21% dos compradores de veículos novos disseram que era “muito improvável” considerar um EV, contra 17,8% em janeiro.
Durante este período, a proporção de pessoas que disseram que eram “muito prováveis” de comprar um EV permaneceu estável em cerca de 26 por cento.
“A falta de infraestrutura de carregamento público e o preço foram as duas principais preocupações nos últimos 10 meses, juntamente com questões relacionadas envolvendo ansiedade de alcance, tempo necessário para carregar e falta de energia e preocupações com a rede”, disse o relatório.
Expectativas de EV do revendedor-cliente divergem
Enquanto o estoque está aumentando nos lotes das concessionárias, um estudo da Cox Automotive encontrou uma grande lacuna entre concessionárias e clientes em relação às expectativas futuras de uso de EV.
De acordo com o estudo 2023 Path to “EV Adoption: Consumer and Dealer Perspectives” da Cox Automotive, embora 53% dos consumidores vejam os EVs como um futuro e que esses veículos substituirão os motores a gasolina com o tempo, apenas 31% dos revendedores têm essa visão.
“Quase metade (45 por cento) dos revendedores entrevistados acham que os veículos elétricos ainda precisam se provar no mercado”, disse um comunicado à imprensa em 27 de junho.
Além disso, o estudo também constatou que, embora o interesse do cliente em veículos elétricos esteja aumentando rapidamente, as vendas continuam muito mais baixas em comparação. A pesquisa descobriu que 51 por cento dos consumidores estavam considerando um EV novo ou usado, embora os veículos elétricos devam representar apenas menos de 8 por cento do total de vendas de veículos novos este ano.
A Cox Automotive espera que a venda de novos EVs ultrapasse um milhão de unidades pela primeira vez em 2023. De acordo com o Índice de Sentimento do Revendedor da empresa, o maior fator que reteve os revendedores de EV durante o segundo trimestre foi o estado da economia. Isso foi seguido por taxas de juros, estoque limitado, condições de mercado e disponibilidade de crédito para os consumidores.