Inteligência das Forças de Defesa de Israel Adverte Sobre Ameaça Crescente na Fronteira Israel-Líbano <ISRAEL
O pessoal da inteligência israelense emitiu alertas cada vez mais terríveis sobre a segurança na fronteira norte de Israel
FOUNDATION FOR DEFENSE OF DEMOCRACIES
STAFF - 28 JULHO, 2023
- TRADUÇÃO: GOOGLE / ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
https://www.fdd.org/analysis/2023/07/28/idf-intelligence-warns-of-growing-threat-at-israel-lebanon-border/
Ultimos desenvolvimentos
O pessoal da inteligência israelense emitiu alertas cada vez mais terríveis sobre a segurança na fronteira norte de Israel, informou a mídia israelense em 28 de julho. De acordo com Yedioth Ahronoth, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu recebeu várias cartas - inclusive na semana passada - da Diretoria de Inteligência militar israelense alertando-o sobre as grandes perspectivas de escalada com a organização terrorista Hezbollah, apoiada pelo Irã. As cartas alertam que o Hezbollah e o Irã estão monitorando a agitação interna em Israel e veem a dissuasão do Estado judeu como sendo um ponto baixo histórico. Os relatórios de inteligência também afirmam que as reformas enfraquecem a aliança EUA-Israel, prejudicando ainda mais a dissuasão.
As advertências ocorrem quando protestos internos sobre as reformas judiciais do governo israelense levantaram a preocupação de que as Forças de Defesa de Israel (IDF) carecem de prontidão e capacidade para responder a várias ameaças de grupos apoiados pelo Irã.
Análise especializada
“O status quo na fronteira norte de Israel tem sido relativamente pacífico há anos, mas provocações recentes do Hezbollah interromperam essa tranquilidade. Alimentados pela instabilidade política de Israel e um ciclo prolongado de violência na Cisjordânia, o Hezbollah e o Irã percebem este como um momento oportuno para avançar em sua estratégia de atuação militar contra o Estado judeu”. — Joe Truzman, analista de pesquisa do Long War Journal da FDD
“O Hezbollah calcula corretamente que a postura dos Estados Unidos no Líbano restringe Israel e amplifica a dissuasão do grupo às IDF. Portanto, a leitura da inteligência da IDF de que o desgaste dos laços EUA-Israel enfraquece a dissuasão contra o Hezbollah não compreende a postura da América. Os Estados Unidos estão estendendo um guarda-chuva protetor de fato ao Líbano e se opõem à ação militar israelense. Israel e os Estados Unidos não estão alinhados no Líbano.” — Tony Badran, pesquisador da FDD
Escalada do Hezbollah
Durante anos, o IDF alertou sobre as crescentes capacidades militares do Hezbollah. Especialistas estimam que o Hezbollah possui 150.000 foguetes e 500 mísseis guiados de precisão direcionados a Israel com a intenção de sobrecarregar os sistemas de defesa israelenses. No entanto, o grupo terrorista evitou o conflito armado com Israel desde a Segunda Guerra do Líbano em 2006.
Isso pode mudar. Em 13 de março, um agente do Hezbollah cruzou a fronteira com Israel e plantou uma bomba na estrada no entroncamento de Megiddo que feriu um motorista árabe-israelense. Combatentes armados do Hezbollah ergueram uma tenda em território israelense em 8 de abril, perto da disputada Linha Azul, e montaram uma segunda tenda uma semana depois. Em 6 de julho, o Hezbollah disparou um míssil antitanque na fronteira norte de Israel, com partes do projétil caindo em território israelense. O IDF respondeu ao ataque com artilharia.
Em 12 de julho, três agentes do Hezbollah receberam ferimentos não letais de granadas de efeito moral das IDF depois de tentar sabotar a cerca de segurança entre Israel e o Líbano. Em 25 de julho, o IDF divulgou um vídeo de membros do Hezbollah patrulhando a fronteira Líbano-Israel perto da comunidade israelense de Dovev. O IDF não especificou a data em que o vídeo foi filmado, dizendo apenas que aconteceu “na semana passada”.
Análises Relacionadas
“Israel Repels Hezbollah Sabotage of Lebanese Border Fence,” FDD Flash Brief
“Hezbollah Establishes Armed Posts in Israeli Territory,” FDD Flash Brief
“Why is Hezbollah poking Israel?” by Hussain Abdul-Hussain